Central croata saiu lesionado do encontro com o Gil Vicente e pode falhar o jogo com o Benfica. Rui Borges avalia alternativas para o eixo defensivo
Toni Borevkovic, peça-chave da defesa do Vitória de Guimarães, é dúvida para o embate frente ao Benfica, no sábado, às 18 horas, no Estádio da Luz. O defesa croata saiu lesionado - aos 81 minutos - do último jogo, onde os vitorianos golearam o Gil Vicente por 4-0, voltando às vitórias após o empate (1-1) frente ao Astana, no Cazaquistão.
Borevkovic sofreu um golpe no nariz numa disputa de bola com Cáseres, que o deixou a sangrar e com dificuldades. O lance obrigou à sua substituição, mas o jogador ainda foi assistido no relvado, num momento que gerou alguma impaciência por parte de Rui Borges. Apesar de inicialmente não aparentar gravidade, a lesão obriga o treinador a planear soluções alternativas para a defesa minhota.
Jorge Fernandes, que já tinha sido titular no empate com o Astana, foi chamado a substituir Borevkovic no jogo contra o Gil Vicente e surge como a principal opção para o eixo defensivo. Óscar Rivas, que ganhou o lugar desde a partida europeia frente ao Mladá Boleslav, também surge na linha da frente. O espanhol tem aproveitado a ausência de Mikel Villanueva, afastado das competições por lesão desde 3 de novembro, para cimentar a sua posição na equipa.
Exibição de nível elevado dos conquistadores, resulta em goleada, em mais um dérbi minhoto; Gil Vicente nem sequer esboçou uma tentativa de resposta à superioridade do adversário e somou a quarta derrota consecutiva na Liga
Borevkovic tem sido o jogador mais utilizado por Rui Borges esta temporada, somando 2131 minutos em 24 partidas. O defesa de 27 anos tem sido uma peça indispensável, superando até Bruno Varela, guarda-redes titular, que acumula 1980 minutos. No entanto, a consistência do croata já foi interrompida por um castigo, que o afastou do dérbi minhoto frente ao SC Braga, na Taça da Liga. Nessa ocasião, Mikel Villanueva e Tomás Ribeiro formaram a dupla de centrais no triunfo por 1-0 sobre o Moreirense na jornada seguinte.
O Vitória de Guimarães, no sexto lugar, prepara-se para um teste de exigência máxima frente ao Benfica, que ocupa o segundo lugar na Liga e com um jogo a menos. A ausência de Borevkovic seria uma baixa de peso para os vitorianos, mas Rui Borges confia nas opções disponíveis para manter a solidez defensiva e a competitividade da equipa.
Bruno Varela e Toni Borevkovic são os únicos totalistas do plantel vimaranense, mas há mais três jogadores que somam mais de mil minutos esta temporada
O encontro em Lisboa surge num momento em que os minhotos procuram dar continuidade ao bom resultado contra o Gil Vicente, enquanto gerem o desgaste da participação europeia.