Vitória de Guimarães empata com Leixões
Vitória-Leixões, 1-1 (foto: Vitória SC)

Vitória de Guimarães empata com Leixões

NACIONAL17.07.202415:37

Toni Borevkovic anotou o único golo dos vimaranenses, no último particular antes do jogo de apresentação aos sócios, sábado com o Rayo Vallecano

Após quatro vitórias em igual número de jogos realizados na pré-época, o Vitória de Guimarães não foi além de empate a um golo com o Leixões, em duelo realizado à porta fechada na manhã desta quarta-feira.

O autor do golo vimaranense foi Toni Borevkovic, ele que já marcara na vitória com o Portimonense, por 2-0, a 10 de julho, naquele que foi o segundo particular do estágio no Algarve.

Toni Borevkovic marcou, de cabeça, o único golo vimaranense (foto: Vitória SC)

O central croata de 27 anos entrou na segunda parte do desafio e foi feliz num cabeceamento certeiro aos 81 minutos, respondendo com sucesso ao livre convertido por Tiago Silva e evitando, assim, aquela que poderia ter sido a primeira derrota da pré-temporada.

Num encontro em que a eficácia andou longe dos níveis demonstrados nas partidas anteriores, o Vitória – que, recorde-se, somava 12 golos em quatro jogos na pré-época – desperdiçou várias oportunidades claras, destacando-se, logo à passagem do primeiro quarto de hora, o penálti falhado por Jota Silva.

Jota Silva foi dos mais ativos, mas... falhou grande penalidade, aos 15' (foto: Vitória SC)

Pouco depois, chegaria o golo do Leixões, anotado aos 24’ por Fabinho, na sequência de uma série de erros defensivos dos homens do Castelo.

A equipa de Rui Borges não se deixou afetar pela desvantagem e manteve a toada até final da primeira parte, embora sem acerto, como se viu nas ameaças criadas por Jota Silva (28’ e 41’), Zé Carlos (30’) e Jorge Fernandes (39’).

Rui Borges, treinador do Vitória de Guimarães, empatou pela primeira vez na pré-época (foto: Vitória SC)

O conjunto de Matosinhos surgiu mais confiante na segunda parte, mostrando-se, sobretudo, muito consistente a defender. Até que, como mencionado, acabou por ceder o empate a nove minutos do final.

À beira do fim, Chucho Ramírez, num desvio de cabeça (85’), e Marco Cruz, num remate rasteiro (86’), estiveram perto de conseguir o 2-1 para o Vitória.

No já habitual 4x3x3, Rui Borges fez alinhar de início Charles; Bruno Gaspar, Jorge Fernandes, Mikel Villanueva e Mangas; Zé Carlos, Tomás Handel e Samu; Jota Silva, Nélson Oliveira e Nuno Santos. Jogaram ainda Bruno Varela, Maga, Tomás Ribeiro, Borevkovic, João Mendes, Manu Silva, Tiago Silva, Gonçalo Nogueira, Kaio César, Chucho Ramírez e Marco Cruz.

Antes do arranque oficial da época 2024/2025, agendado para 25 de julho em duelo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência (contra o vencedor do confronto entre Floriana, de Malta, e Tre Penne, de San Marino. que ficará definido esta quinta-feira), o Vitória de Guimarães tem ainda em agenda o jogo de apresentação aos sócios, este sábado às 19.30 horas, com o Rayo Vallecano, no Estádio D. Afonso Henriques.