Vitória de Guimarães: Matous Trmal no D. Afonso Henriques para um duelo que evoca memórias
Matous Trmal no treino do Mladá Boleslav. Imagem: Mladá Boleslav/Facebook

Vitória de Guimarães: Matous Trmal no D. Afonso Henriques para um duelo que evoca memórias

NACIONAL05.11.202419:45

Afastado da cidade berço desde julho do ano passado, o guarda-redes checo volta ao Estádio D. Afonso Henriques, desta vez como titular do Mladá Boleslav, no embate da Liga Conferência

Matous Trmal, guarda-redes checo, está prestes a viver um momento especial esta quinta-feira, quando voltar ao Estádio D. Afonso Henriques, casa que habitou durante duas épocas. O reencontro com o seu antigo clube, o Vitória de Guimarães, acontece pouco mais um de um ano e meio após a sua saída. Na sua nova jornada, Trmal defende agora a baliza do Mladá Boleslav, adversário do emblema minhoto na terceira jornada da Liga Conferência.

Durante a sua passagem por Guimarães, entre 2020 e 2022, Trmal não conseguiu afirmar-se como primeira escolha da baliza, tendo acumulado apenas 15 partidas oficiais. Recrutado ao FC Slovácko, o guarda-redes, agora com 26 anos, chegou ao emblema vimaranense na mesma altura que Bruno Varela, e foi o cabo-verdiano que rapidamente se impôs como titular. Na sua primeira temporada, Trmal participou em apenas quatro jogos, aumentando a sua presença no ano seguinte para 11, antes de ser emprestado ao Marítimo na época 2022/2023, onde viu o tempo de jogo limitado a apenas oito partidas, devido à forte concorrência de Marcelo Camé.

No verão de 2023, a sua ligação ao Vitória de Guimarães chegou ao fim e o guardião transferiu-se de forma definitiva para o seu país natal, por um valor a rondar os 300 mil euros. Desde então, tem-se afirmado como uma peça fundamental na baliza do clube checo, tendo já disputado 21 dos 22 jogos da sua equipa nesta temporada, incluindo partidas do campeonato e Liga Conferência.

O jogo desta quinta-feira (20 horas) marcará também a primeira vez que as duas equipas se defrontam, mas a expetativa está centrada na figura de Matous Trmal, que sofreu oito golos no mesmo número de jogos na Liga Conferência, entre a fase regular e a de qualificação. Do outro lado, Bruno Varela sofreu apenas dois golos em oito encontros.

O Vitória de Guimarães chega a esta partida somando apenas triunfos (3-1 ao Celje e 2-1 ao Djurgarden), ao contrário da formação checa, que perdeu nas duas primeiras jornadas, com o Lugano (Suíça) por 0-1 e o Noah (Arménia), por 0-2.