Ancelotti elogia Artur Jorge: «Extraordinário!»

INTERNACIONAL03.12.202416:31

Treinador do Real Madrid assistiu à conquista da Taça Libertadores pelo Botafogo, que poderá enfrentar os 'merengues' na final da Intercontinental

A forma fantástica como o Botafogo, de Artur Jorge, conquistou a Taça Libertadores, jogando com menos um desde o segundo minuto da final com o Atlético Mineiro (3-1) correu Mundo e não deixou ninguém indiferente. Uma das figuras que ficou impressionada foi Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid que admite ter assistido com muito interesse ao duelo que decidiu o campeão sul-americano, que os merengues poderão defrontar na Taça Intercontinental, em dezembro, no Catar. E elogiou o técnico português e a sua equipa.

Carlo Ancelotti e Artur Jorge quando Real Madrid e SC Braga se enfrentaram na Champions (foto: Imago)

«O primeiro minuto da partida foi incrível, com aquele lance fortíssimo [o da expulsão de Gregore]... absolutamente incrível. Depois, a atitude e o compromisso da equipa [o Botafogo de Artur Jorge] foram extraordinários, fizeram uma partida fantástica», disse Ancelotti em conferência de imprensa.

Os elogios do treinador italiano continuam: «Muitos parabéns para eles, foi um grande sucesso ganhar uma partida a jogar com 10, num esforço extraordinário. Agora, sim, podem ser nossos adversários na Intercontinental, embora tenham de disputar outras partidas para disputar a final contra nós.»

Ancelotti refere-se ao novo modelo da Intercontinental em 2024, que já está a ser disputada e para cuja final só o campeão europeu, neste caso o Real Madrid, está qualificado. O Botafogo, para chegar ao duelo decisivo de 18 de dezembro em Doha, no Catar, terá ainda de enfrentar quartos de final, frente ao Pachuca do México, a 11 deste mês (o duelo tem nome de Dérbi das Américas e garante um troféu), e meia-final, em que, caso se apure, enfrentará, a 14, os egípcios do Al Ahly (Copa Challenger).

Carlo Ancelotti e Artur Jorge enfrentaram-se em duas ocasiões na fase de grupos da Liga dos Campeões 2023/2024, há pouco mais de um ano, estava o técnico português no comando do SC Braga. O Real Madrid venceu os dois duelos, a 24 de outubro na Pedreira (2-1), e a 9 de novembro, no Santiago Bernabéu (3-0).

Ancelotti também não esqueceu o jogador do Botafogo, Allan, que treinou em dois momentos, quando era técnico do Nápoles e do Everton: «Estou muito feliz por Allan ter conquistado a Taça Libertadores. Também pelo Botafogo, que é uma equipa histórica do futebol brasileiro, por ter sido capaz de ganhar pela primeira vez a Libertadores.»