SC Braga: Carlos Carvalhal preserva boas memórias do Maccabi
Técnico dos arsenalistas orientou o Besiktas em 2011/2012, época em que bateu os israelitas por duas vezes. (Foto: IMAGO)

SC Braga: Carlos Carvalhal preserva boas memórias do Maccabi

Técnico venceu por duas vezes os israelitas quando orientava o Besiktas; nesses dois jogos contou com a ajuda de vários jogadores portugueses; e nessa época eliminaria depois o… SC Braga

Sabe o que fez a 15 de setembro de 2011, mister Carvalhal? Venceu o Maccabi Tel Aviv, por 5-1, na 1.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. Sabe o que fez a 1 de dezembro de 2011, mister Carvalhal? Venceu o Maccabi Tel Aviv, por 3-2, na 5.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.

Está feita a apresentação dos duelos travados pelo atual treinador do SC Braga diante da formação israelita, adversário dos guerreiros do Minho no arranque da nova edição da segunda prova de clubes mais importante da UEFA. Depois de amanhã, quando os arsenalistas receberem o Maccabi Tel Aviv, Carlos Carvalhal poderá perfeitamente recordar-se desses dois encontros, disputados quando orientava os turcos do Besiktas, para ter mais um fator motivacional para guiar os bracarenses a novo triunfo. O registo é 100 por cento vitorioso.

E para o conseguir, Carlos Carvalhal contou, na altura, com uma forte ajuda… portuguesa. Afinal, na época 2011/2012, o emblema de Istambul contava com cinco jogadores lusos: Manuel Fernandes, Júlio Alves, Ricardo Quaresma, Simão Sabrosa e Hugo Almeida. E nesses dois jogos com os israelitas houve golos portugueses: Hugo Almeida bisou no primeiro encontro, Ricardo Quaresma (também) bisou no segundo.

Essa caminhada europeia do Besiktas de Carlos Carvalhal foi arrebatadora na fase de grupos, uma vez que os turcos terminaram no primeiro lugar (12 pontos), à frente de Stoke City (Inglaterra), Dínamo Kiev (Ucrânia) e Maccabi Tel Aviv (Israel). Garantido o apuramento para os 1/16 avos de final, quis o destino que o Besiktas encontrasse o… SC Braga. Carlos Carvalhal iria defrontar o seu clube do coração e estava de regresso à sua cidade natal. Os turcos levaram a melhor, vencendo em Braga por 2-0 (Simão Sabrosa marcou um dos golos) e perdendo em Istambul por 0-1 (Lima apontou o tento dos bracarenses).

O técnico luso acabaria por cair da Liga Europa na ronda seguinte, cedendo diante do Atlético Madrid, com derrotas por 1-3 e 0-3. Um percurso, ainda assim, bastante positivo.

Estão, pois, lançados os dados. As memórias de Carvalhal frente ao Maccabi Tel Aviv são as melhores e o técnico quererá fortalecer ainda mais este registo. O que seria sinal de que o SC Braga entraria com o pé direito na prova…