Destaques do Nacional: Lucas e Esteves bem tentaram…
Criativo da formação insular passou grande parte do tempo a 'pregar sozinho no deserto'. (Foto: IMAGO)

NACIONAL-SC BRAGA, 0-3 Destaques do Nacional: Lucas e Esteves bem tentaram…

NACIONAL20.09.202423:40

Guarda-redes brasileiro defendeu tudo na primeira parte e foi o garante do nulo ao intervalo (e não teve culpas nos... três golos sofridos!); médio português colocou toda a sua qualidade ao serviço do coletivo, mas nunca foi devidamente acompanhado pelos companheiros

Se o resultado ao intervalo estava ainda em branco, então o Nacional bem o podia agradecer a Lucas França. O guarda-redes brasileiro (que tem escola Cruzeiro…) foi gigante durante os primeiros 45 minutos, negando todas as possibilidades de golo ao SC Braga. Brilhou intensamente em três intervenções de grau de dificuldade bastante elevado, impedindo o sucesso a Roger Fernandes (12 e 37’) e a Roberto Fernández (19’).

À sua frente pontificou uma dupla de centrais que denotou imensas dificuldades, com Léo Santos e Zé Vítor a acumularem maus posicionamentos e passes errados na saída de bola.

No meio-campo emergiu a outra figura dos insulares: Luís Esteves. O capitão (a braçadeira assenta-lhe na perfeição…) é, claramente, um jogador diferenciado, uma vez que tem uma qualidade técnica acima da média e parece sempre pensar antes dos outros, o que lhe permite definir quase sempre bem.

O camisola 10 nunca teve o devido acompanhamento, especialmente porque Daniel Penha não realizou uma exibição propriamente inspirada.

No setor ofensivo, Tiago Reis e Arvin Appiah deram um ar da sua graça já perto do intervalo, mas pouco mais.

Do banco ainda saltou o irreverente Nigel Thomas, veloz extremo que poucos minutos depois de ter sido lançado em jogo tentou ser feliz, mas o remate em arco saiu perto do poste esquerdo da baliza defendida por Matheus.

Adrián Butzke ameaçou incomodar os centrais adversários, mas foram apenas fogachos. Bruno Costa conseguiu dar amplitude ao miolo e Rúben Macedo ainda ousou fazer uso da sua velocidade em jogadas de transição que, ainda assim, acabaram por revelar-se inconsequentes para as ambições dos nacionalistas.

Notas dos jogadores do Nacional:

Lucas França (6), Gustavo Garcia (5), Léo Santos (4), Zé Vítor (4), José Gomes (5), Luís Esteves (6), Matheus Dias (5), Daniel Penha (5), Arvin Appiah (5), Tiago Reis (5), Miguel Baeza (4), Nigel Thomas (5), Adrián Butzke (5), Bruno Costa (5), Rúben Macedo (5) e André Sousa (-)