SC Braga: Banza perto da glória eterna pelos arsenalistas
Simon Banza (Imago/Pedro Loureiro)
Foto: IMAGO

SC Braga: Banza perto da glória eterna pelos arsenalistas

NACIONAL19.03.202417:58

Ponta de lança está a três golos de ser o melhor goleador de sempre na Liga; já entrou no top-5 igualando Ricardo Horta; época mais prolífera da carreira do avançado.

Com o golo apontado ao Gil Vicente, na última ronda do campeonato, aos 89 minutos e que garantiu o triunfo para o SC Braga (2-1), Simon Banza chegou à marca dos 19 golos na Liga, tendo alcançado o top-5 dos melhores goleadores de sempre do clube, em uma temporada, apenas no Campeonato.

O ponta de lança, de 27 anos, está a somente três tentos de inscrever o seu nome como o melhor marcador de todos os tempos dos arsenalistas, no que à Liga diz respeito. Com os mesmos 19 golos estão Ricardo Horta, em 2021/22 e Mário na longínqua temporada de 1950/51. Já à sua frente constam os nomes de Lima, com 20 golos em 2011/12, e no topo dos goleadores máximos com a camisola do SC Braga, no campeonato, está Chico Gordo, que em 1977/78 apontou 21 golos.

Em termos globais, ou seja, em todas as competições numa só época, o avançado internacional pela República Democrática do Congo totaliza 21 tentos (somam-se dois na Liga Europa), tendo passado o registo de Mário (20). Mas, ainda está longe do registo, precisamente, de Chico Gordo, com 30 golos (apontou nove na Taça de Portugal).

As 19 vezes que já colocou a bola no fundo das redes adversárias, na Liga, permitem-lhe estar na luta pela BOLA de Prata, ocupando a segunda posição, neste momento, apenas atrás de Vyktor Gyokeres, do Sporting, que soma 22. Uma batalha que promete ser disputada até final, sendo que faltam oito rondas para o campeonato terminar.

Simon Banza já está na sua melhor época sempre, com os tais 21 golos em todas as competições, tendo ultrapassado os registos efetuados ao serviço do Famalicão, em 2021/22, com 17 e em 2017/18 (18 golos) pelos luxemburgueses do Titus Pétange.