Neemias levou o seu fato verde à Casa Branca

Neemias levou o seu fato verde à Casa Branca

Presidente Joe Biden recebeu os campeões da NBA Boston Celtics pela conquista do título de 2023/24, o 18.º da história do clube, e o poste português também marcou presença.

Durante o verão, quando regressou a Portugal depois de ter sido campeão pelos Celtics, Neemias Queta aproveitou para renovar o guarda-roupa, até porque está fisicamente mais forte e os fatos começavam a ficar justos. Mandou fazer vários novos fatos ao amigo alfaiate Paulo Battista, o mesmo que já lhe criara o que utilizou no dia do draft.

Instagram Boston Celtics

Um deles, o verde, foi o que escolheu para levar à tradicional receção dos campeões na Casa Branca, que decorreu esta quinta-feira, em Washington, onde o presidente Joe Biden recebeu os Boston Celtics na celebração da conquista do seu 18.º título e aproveitando o facto da equipa estar de passagem pela cidade para, amanhã, defrontar os Wizards na Capital One Arena.

Como também é hábito, o presidente dos Estados Unidos recebeu uma camisola de jogo com o nome nas costas e o n.º 46, por tratar-se do 46.º presidente americano, assim como uma bola comemorativa, que o anfitrião praticamente nunca mais largou ao longo da cerimónia que foi antecedida por uma visita ai interior da Casa Branca, incluindo a Sala Oval.

Biden, sempre bem disposto, recordou que foi precisamente uma equipa campeã dos Celtics, em 1963, a ter sido a primeira a da NBA a ter a honra de tal recepção, era então presidente John Kennedy e revelou qual o seu nome para os serviços secretos. «Talvez não saibam, mas o meu nome nos Serviços Secretos é 'Celtic'. A sério, porque sou irlandês. Toda a gente atrás de mim é irlandesa no seu coração», afirmou enquanto discursava no palanque e a equipa se mantinha perfilada atrás, com o poste luso a ter ficado do lado esquerdo, de óculos escuros. «Deste velho Celtic irlandês para todos os Celtics, parabéns!», acrescentou o presidente que está de saída.

«Juntos construíram uma das equipas mais profundas de todos os tempos. Jogadores incríveis como Jayson [Tatum], Jaylen [Brown], Derrick [White] e Jrue [Holiday]. O grande Al [Horford]. Sei que não foi fácil. Estiveste perto [de ser campeão] mais do que uma vez. Trabalhaste muito e fizeste uma das melhores épocas de sempre», disse Biden diretamente ao poste dominacno, de 38 anos e com 18 temporadas na NBA.

«64 vitórias e o melhor registo da Liga no ano passado. Mais pontos por posse de bola do que qualquer outra equipa na história da NBA. Venceram os Heat em 5, os Cavs em 5 e os Pacers em 4. Depois dominaram Dallas em ambos os lados do campo. E agora, existem 18 estandartes pendurados no teto», foi salientando no discurso.

«Mas vocês têm fome por mais. Um esforço total de equipa que também demonstram fora do campo. Trabalhar em Boston através das vossas fundações para combater a injustiça, expandir a educação, registar os eleitores, prestar cuidados de saúde para ajudar as crianças e as mães. Isso é importante».

Joe Biden, de 82 anos, contou igualmente que brincou com Joe Mazzulla por ele ter sido o treinador mais jovem de sempre a conquistar um título da NBA, então com 35 anos, desde que Bill Russell o conseguira em 1969. «Disse-lhe que costumava ser o mais novo [senador, um dos mais jovens a terem sido eleitos] e agora sou o mais velho [presidente]. Gostei mais de ser o mais novo.»