Conta o alfaiate Paulo Battista: «O Neemias é um vaidosão»
Fotografia Miguel Nunes/A Bola

Conta o alfaiate Paulo Battista: «O Neemias é um vaidosão»

BASQUETEBOL02.08.202409:01

Diz que é a única ocasião em que, aquele que provavelmente é o seu cliente mais alto, perde a humildade que ele tanto aprecia e revela a cor de um dos fatos novos que o poste levará para Boston e que promete fazer furor.

Bastante mais forte fisicamente em relação a quando entrou na NBA em 2021, os fatos que Neemias Queta tinha nos últimos anos, incluindo o que mandou fazer especialmente para o draft, estão-lhe há muito apertados e é difícil entrar neles. Por isso foi de novo ter com o alfaiate Paulo Battista para renovar o guarda-roupa. A BOLA falou com Battista, durante o evento em que Neemias foi homenageado pelo patrocinador da Liga Betclic de basquetebol, sobre os gostos e desejos do poste português.

«Um fato para o Neemias leva muito tecido», dispara logo Paulo depois de ter estado a jogar contra um dos seus mais altos clientes. «Já não cabe no que lhe fiz para o draft porque está enorme. Amanhã vai buscar outros. Ele foi para lá um franguinho, porque era mesmo muto magro, e posso dizer que quase duplicou as medidas. É uma pessoa muito humilde, e ainda bem que o é, mas trabalha muito. Podia ser um daqueles contador de histórias, mas não é», elogia, Paulo.

Pedro Fernandes e Paulo Battista Fotografia Miguel Nunes/A Bola

«Costumo dizer que não mentem: a balança e a fita métrica. E ele está mesmo grande, com muita força, e as medidas estão brutais. Sim, gasta-me muito pano, mas é por uma boa causa. Já o facto de ser campeão é bom, venha mais tecido. Ele que continue a crescer…». Mas mais tecido é também bom para si?, provocámos. «Também é…bem, na realidade não, o preço final fica igual», garante.

E o Neemias gosta muito de estar na moda ou é mais clássico? «Ele é vaidoso!», exclama. «Ai deixa-se de humildade. É vaidosão, é boleirão. Aliás, nem de propósito, um dos fatos que leva, e aqui puxo a brasa à minha sardinha, os Celtics equipam de verde e branco, e por acaso um dos fatos é verde. Tenho a certeza que vai ser um sucesso em Boston. Já é bonitão, campeão e ainda por cima agora com um fato verde, penso que a malta de Boston vai-lhe agradecer», afirma sorrindo.

Fotografia Miguel Nunes/A Bola

 Mas Boston faz um bocadinho mais frio no inverno, teve que escolher fatos mais quentes ou meia-estação… «Não, não é preciso. Há 30 anos falaríamos disso, mas hoje em dia onde quer que entremos, está tudo climatizado. O carro os locais que frequentamos… Na rua, acho que ele não pode andar na rua. Um campeão não pode andar na rua, é sempre abordado, mas se andar coloca um sobretudo e fica bem. Mas o Neemias tem critério nas escolha. É bom menino. Venham mais títulos que merece», concluiu Paulo Battista.