Paulo Turra: «Sabemos bem o que é trabalhar e jogar no Vitória...»
Durou pouco o reinado de Paulo Turra em Guimarães
Foto: IMAGO

Paulo Turra: «Sabemos bem o que é trabalhar e jogar no Vitória...»

NACIONAL16.09.202316:07

Treinador brasileiro está satisfeito com a semana de trabalho dos seus jogadores e mostra-se confiante no regresso aos triunfos, este domingo, diante do Portimonense; Afonso Freitas está recuperado de lesão e pode ser opção para a receção aos algarvios

Paulo Turra não se esconde. Depois dos desaires diante de Benfica (0-4, para a Liga) e Tondela (0-1, para a Taça da Liga), o treinador dos minhotos assume que a sua equipa está preparada para dar uma resposta já na partida deste domingo, diante do Portimonense.

Até porque, segundo o brasileiro, a grandeza do Vitória e a devoção da massa associativa assim o exigem. «Sabemos bem do que é trabalhar e jogar no Vitória e não há outra forma de fazer acontecer. Assumimos as nossas responsabilidades e amanhã vamos ser uma equipa intensa, com um jogo agressivo. Dessa forma, os adeptos estarão do nosso lado e farão a diferença», começou por dizer.

E a esperança de Paulo Turra no regresso ao sucesso já este domingo está assente na qualidade de trabalho que os seus jogadores apresentaram durante a semana: «Conversámos muito durante a semana, trabalhámos muito, tanto na questão tática como técnica, mostrámos vídeos, e o que temos é que ser uma equipa mais intensa. Temos de ter intensidade, com e sem bola, e colocarmos em prática as ideias e os comportamentos que temos trabalhado. Esta semana demos ainda mais ênfase a tudo o que pode fazer com que a nossa ideia de jogo evolua.»

Mas o técnico dos vimaranenses foi mais longe e detalhou algumas questões estratégicas: «Desde que eu aqui cheguei que essa é uma das questões que tenho trabalhado. Dentro de tudo o que queremos, há uma coisa que, no futebol moderno, eu não abro mão, que é a intensidade. Não pode haver sucesso se não houver intensidade. Mas também temos de ser verticais quando temos a posse de bola e também sabemos de fazer as coisas nas transições ofensivas e defensivas.»

O Vitória vai ter pela frente uma das equipas que ainda não conseguiu qualquer triunfo na presente edição do Campeonato (o Portimonense tem, neste particular, a companhia do Chaves), mas isso não deixa Paulo Turra mais tranquilo. Até porque, sublinha, o emblema algarvio tem qualidade. «O Portimonense é uma equipa que tem uma sequência de trabalho, que tem muitos jogadores brasileiros e que tem qualidade. Ainda não venceram no campeonato, é verdade, mas eu acredito que hoje o futebol está muito equilibrado e a responsabilidade da sua equipa técnica é potenciar a qualidade coletiva dentro do modelo de jogo. É uma equipa que ataca muito a profundidade, que tem jogadores altos, com agressividade nas bolas áreas, tanto ofensivas como defensivas, e é uma equipa com ideias, que trabalha muito a bola. Nós preparámos isso tudo, temos a nossa ideia de jogo e amanhã vamos fazer com que essa ideia venha ao de cima na sequência do que treinámos durante a semana», projetou.

Na conferência de imprensa realizada este sábado, Paulo Turra deixou também a certeza de um regresso às opções: «O Afonso Freitas está totalmente recuperado, treinou normalmente durante a semana e, como tal, está apto a jogar.»