V. Guimarães quer enviar a fatura ao Portimonense
Tomás Ribeiro (Foto: V. Guimarães)

V. Guimarães quer enviar a fatura ao Portimonense

NACIONAL10.09.202317:38

Mês de setembro tem sido para esquecer para os minhotos, com duas derrotas em dois jogos; receção aos algarvios encarada como muito importante para o regresso aos triunfos

O mês de setembro tem sido negativo para o Vitória. Em apenas uma semana, os conquistadores somaram duas derrotas consecutivas – 0-4 com o Benfica, no passado dia 2, para a Liga, e 0-1 diante do Tondela, ontem, para a Taça da Liga – e, como tal, o objetivo está já virado para a emissão da fatura ao… Portimonense.

O emblema algarvio é o próximo adversário dos vitorianos, numa partida referente à 5.ª jornada do Campeonato e que está agendada para as 18 horas do próximo domingo, e os comandados de Paulo Turra quererão inverter o rumo dos acontecimentos e voltar a dar uma alegria à exigente massa associativa do Vitória.

A mensagem, de resto, foi passada por Paulo Turra, no final do jogo com o Tondela, que ditou a eliminação dos minhotos da Taça da Liga, competição que o técnico brasileiro tinha assumido como sendo um dos objetivos para esta época. «Pela segunda vez consecutiva, peço desculpa aos adeptos. Temos a obrigação de dar uma resposta digna aos nossos adeptos e a nós mesmos no próximo jogo em casa, diante do Portimonense», assumiu.

E a verdade é que o emblema vimaranense tem tido um início de temporada irregular. À eliminação da Liga Conferência, aos pés dos eslovenos do Celje, os conquistadores, entraram na Liga da melhor forma, vencendo o Estrela da Amadora, na Reboleira (1-0), ainda sob o comando técnico de Moreno Teixeira. O treinador deixou o cargo no final desse mesmo encontro, cabendo a João Aroso assumir a equipa na jornada seguinte, diante do Gil Vicente, e que terminou com novo triunfo (2-1). 

A era Paulo Turra iniciou-se à 3.ª jornada, na receção ao Vizela, em novo sucesso dos vimaranenses (2-0). O problema veio… depois, com os já referidos desaires frente a Benfica e Tondela. O que significa que o saldo do treinador brasileiro já está a negativo. Algo que, naturalmente, Paulo Turra quer contrariar já no próximo fim de semana, de novo no D. Afonso Henriques, com o Portimonense como antagonista.

Para isso, claro está, o técnico vimaranense tem de preocupar-se, entre outras coisas relativas ao plano estratégico, com a relação com o golo. Tanto no ataque como na defesa. Porque nestes últimos dois jogos, o Vitória sofreu por cinco vezes e não marcou em nenhuma ocasião.

Tomás Ribeiro estreou-se

Apesar do resultado negativo, o embate deste sábado frente aos beirões ficará marcado para Tomás Ribeiro. Afinal, foi diante do Tondela que o defesa-central fez a sua estreia oficial com a camisola do Vitória.

Depois de várias temporadas de qualidade ao serviço da B SAD, Tomás Ribeiro rumou ao Grasshoppers (Suíça), onde continuou a jogar com bastante regularidade e a demonstrar todo o seu valor, tendo contabilizado 28 jogos (três golos e uma assistência).

Atento à sua situação e crente nas suas capacidades, o Vitória abriu-lhe as portas do regresso a Portugal e Tomás Ribeiro foi a grande surpresa da cerimónia de apresentação do plantel aos sócios e adeptos da formação minhota.

Depois de um período de integração, o defesa-central esquerdino pôde, finalmente, estrear-se pelo Vitória, prometendo ser uma das boas soluções para Paulo Turra (também ele um antigo defesa-central) para a temporada que está em curso.

João Mendes de regresso

Uma das novidades que, por certo, animará Paulo Turra para a receção aos algarvios é o regresso de João Mendes.

O médio criativo está de volta ao lote dos disponíveis, depois ter cumprido um jogo de suspensão frente ao Tondela, em virtude do cartão vermelho com que tinha sido admoestado na Luz, e aumenta, assim, o leque de opções do técnico brasileiro para a zona intermediária do terreno.