25 março 2025, 14:34
Operação Pretoriano: PSP refere mensagens apagadas entre Madureira e Saul
Quinta sessão do julgamento decorre esta terça-feira
Julgamento continua esta terça-feira no Tribunal São João Novo, no Porto
Depois de Marcelo Vieira Gomes, agente da PSP, ter sido ouvido esta terça-feira, na quinta sessão do julgamento da Operação Pretoriano, foi a vez de José Saldanha, também polícia, prestar o seu depoimento.
25 março 2025, 14:34
Quinta sessão do julgamento decorre esta terça-feira
José Saldanha revelou algumas mensagens escritas pelos arguidos em grupos de WhatsApp. «Passem à frente na fila», dizia Fernando Madureira, enquanto a mulher, Sandra, acrescentava: «Não é para deixar ninguém filmar.» Já Carlos Nunes [Jamaica] escreveu: «Merecem levar na boca, esses ingratos.»
«Temos de voltar, mas com mais cabeça. Se tiver que ser igual, que seja» - Sandra Madureira
«Vais começar a pedir bilhetes ao Villas-Boas, próxima vez que te vir num jogo vais pelos cabelos» - Fernando Madureira para o contacto Bárbara Ribeiro SD.
«Atenção que apontei as faltas, tenho muitos brindes. Se aparecerem no nosso meio vão levar no focinho» - Fernando Madureira para alegadamente membros da claque Super Dragões.
17 março 2025, 12:11
Ex-líder da claque Super Dragões presta declarações no âmbito do processo Operação Pretoriano
«Há a situação com a senhora Sandra a gesticular com um indivíduo e chega ao cimo da bancada. Começa a discutir com ele, que estava a filmar e mexe-lhe no telemóvel. Pediu-lhe para não filmar e ficou a discutir. Depois, passa para um senhor que estava sentado e vai ao ouvido dele discutir. O Vítor Aleixo pai dá um cachaço na cabeça do senhor, o senhor levanta-se e fica ali a conversar com a sra. Sandra.»
«Pelo que me recordo pelas imagens, alguns arguidos descem as bancadas. Vítor Bruno, José Dias, Carlos Nunes, descem para as escadas que dão para a casa de banho e para o bar, que estava fechado. O sr. Vítor ['Aleixo', filho] atira algumas garrafas de água de baixo para cima. O sr. Hugo Carneiro [Polaco] traz latas e garrafas na mão. O sr. José Dias também traz garrafas. O sr. Carlos Nunes trazia um capuz na cabeça», disse ainda José Saldanha.
24 março 2025, 15:37
Sócio do FC Porto conhecido por 'Tagarela' está a ser ouvido no tribunal, na quarta sessão do julgamento da Operação Pretoriano
Depois das revelações do agente da PSP em tribunal, Hugo Polaco demonstrou desagrado. A juíza Ana Dias viu-se obrigada a intervir e deixou um alerta: «Se alguém quiser dizer algo ou falar ao tribunal, primeiro que peça autorização.» Antes, José Saldanha havia afirmado: «As primeiras imagens são do senhor Hugo Carneiro [Polaco] com as mãos atrás das costas e com pulseiras. Depois, chegou a uma porta, abriu-a deliberadamente, deixou entrar pessoas [no pavilhão]. Os seguranças vão lá, mas mesmo assim as pessoas entram. Parecia que queriam controlar e começaram a entrar pessoas em massa.»
O agente da polícia falou também sobre os jornalistas da CMTV e da SIC ameaçados na Assembleia Geral dos dragões. Saldanha afirmou que há uma gravação onde se ouve Vítor Catão a ameaçar a equipa de reportagem da CMTV, acrescentando: «Também há um vídeo junto à cancela de entrada, onde ele também gritava aos jornalistas, a dizer que não entravam. Foi filmado pelo senhor Carlos Nunes [Jamaica] e depois encontrado no telemóvel dele.»
Perto do final da sessão, Sandra Madureira exclamou de forma audível: «Nunca vi isto!», em jeito de comentário ao depoimento de José Saldanha. A juíza perguntou prontamente: «Tem alguma coisa a dizer ao tribunal, senhora Sandra?». A antiga vice-presidente dos Super Dragões respondeu: «Não, senhora juíza.»
Artigo atualizado às 17h29