Extremo é o primeiro reforço para a temporada 2025/2025 e fica vinculado aos os leões até 2030
Alisson Santos custa valor na ordem dos 1,5 milhões de euros e com o Vitória da Bahia a reservar percentual em futura venda, na ordem dos 10 por cento. São estes os números duma transferência que esteve para acontecer no mercado de inverno mas que acabou por abortar… porém a ficar em banho-maria para agora ressurgir por outros moldes e vias: em janeiro, os leões negociavam com o UD Leiria, clube que recebia o jogador por empréstimo do Vitória e que tinha cláusula de compra; agora acertaram tudo diretamente com o emblema brasileiro. O extremo de 22 anos vai ser leão por cinco temporadas.
Extremo brasileiro do UD Leiria pode rumar a Alvalade. Negócio em andamento e que envolve uma verba a rondar os €2 M. Jogador tem mais interessados e porta do estrangeiro ainda não está fechada
Negócio fechado! Alisson já é jogador do Sporting e assina contrato válido com os verdes e brancos até junho de 2030. O atacante já se desvinculou do clube da Baía, naturalmente também depois de ter cessado o empréstimo aos leirienses, e até já trabalha na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. O brasileiro foi integrado nos treinos da equipa B, onde vai permanecer até final da época, de forma a iniciar processo de adaptação e manter ritmo, sendo que depois, no início da nova temporada, fará a transição para o plantel principal às ordens do treinador Rui Borges.
Extremo cedido pelo Vitória da Bahia ao UD Leiria apresentou-se hoje na Academia, de modo a iniciar processo de adaptação e adquirir ritmo competitivo
Quando a 29 de janeiro, já bem perto do encerramento da janela de transferências de inverno, A BOLA noticiou em primeira mão o interesse e negociações em curso por Alisson, os leões falavam com o UD Leiria. Nessa altura, a equipa da Liga 2 preparava-se para acionar cláusula de compra do jogador por 750 mil euros e os de Alvalade para o adquirirem depois por valor a rondar os 2 milhões de euros, com a SAD leiriense a reservar percentagem em futura venda.
O negócio caiu, o Sporting acabou por contratar Biel ao Bahia, rival do Vitória, por 6 milhões de euros, mas Alisson não se apagou, ficou apenas com a chama mais pequena, a pensar em ganhar força no mercado de verão. Ora os leões anteciparam a operação e fecharam já o negócio diretamente com o emblema brasileiro e em moldes mais vantajosos, uma vez que asseguram o extremo por cerca de 1,5 milhões de euros e por uma percentagem maior, ao que tudo indica 90 por cento do passe – o Vitória reserva então 10 por cento do valor de futura transferência.
Alisson, recorde-se, começou a época no UD Leiria, por quem participou em 18 jogos – 16 na Liga 2 e dois na Taça de Portugal, num total de 1089 minutos – e marcou 6 golos. Formado no Vitória da Bahia, em 2023 esteve no Náutico e em 2024 no Figueiresne, sempre por empréstimo, condição que manteve em Portugal. Agora é leão de forma definitiva e até 2030.
Sugestão de vídeo
Afonso Moreira