25 março 2025, 22:11
VÍDEO: golaço de Geny Catamo por Moçambique (e com o pé direito)
Jogador do Sporting fez o primeiro golo dos ‘mambas’ frente à Argélia
Do conto de fadas vivido por Trincão até à lesão de Morita, passando pelos muitos minutos de Hjulmand pela Dinamarca. O tempo de jogo de todos os leões nos últimos compromissos pelas seleções. Alguns regressam frescos, sem minutos, outros a obrigar gestão para o futuro... imediato
De Portugal ao Japão, o Sporting teve 13 jogadores do plantel principal nas respetivas seleções durante esta pausa FIFA que ontem terminou.
Numa fase da temporada em que o calendário competitivo aperta e muito para os clubes, importa saber quais foram os leões que acumularam mais minutos. E neste ranking leonino, Hjulmand lidera com 210 minutos, repartidos por 90 no jogo com Portugal em Copenhaga e 120 no encontro de Lisboa, que culminou com o apuramento da Seleção Nacional para a final four da Liga das Nações.
Mas deste confronto entre lusos e escandinavos ninguém saiu mais motivado do que Francisco Trincão, que apesar de apenas ter estado em campo 34 minutos, apontou dois golos (o 3.º e o 4.º) decisivos para a equipa de Roberto Martínez vencer em Lisboa por expressivos 5-2.
Gonçalo Inácio foi chamado a jogar nos derradeiros 14 minutos no Parken Stadium da capital dinamarquesa e nos 120 do Estádio José Alvalade. Consequência da utilização em Lisboa, o central português (assim como Debast e Hjulmand) obrigou a trabalho de recuperação física na Academia esta terça-feira, dia em que a equipa de Rui Borges voltou ao trabalho após três dias de folga. Ainda assim, este trio que não trabalhou sem limitações com o grupo, deverá ser reintegrado entre esta quarta e quinta-feira, não estando em risco (à exceção do dinamarquês que está castigado) a sua utilização na partida na Reboleira do próximo sábado.
Do lote de seis jogadores que estiveram nesse duelo, houve dois que não somaram qualquer minuto por Portugal: Rui Silva e Geovany Quenda. Harder estreou-se na seleção principal da Dinamarca mas apenas esteve em campo 23 minutos, pelo que não acusará grande fadiga.
Além de Trincão, quem também chegará com os índices de confiança reforçados é Geny Catamo. Utilizado na totalidade dos dois jogos de Moçambique frente a Uganda e Argélia, o extremo foi autor de um grande golo na noite de terça-feira, com o seu pior pé, o direito, mas este revelou-se insuficiente para impedir a goleada (1-5) imposta pelos magrebinos aos mambas de Chiquinho Conde.
25 março 2025, 22:11
Jogador do Sporting fez o primeiro golo dos ‘mambas’ frente à Argélia
Zeno Debast tem estado em plano de destaque no Sporting e o novo selecionador da Bélgica, Rudi Garcia, não abdicou do jogador contratado pelos verde e brancos ao Anderlecht nos dois encontros com a Ucrânia, completando 180 minutos.
Há ainda o caso de Ousmane Diomande que depois de não ter saído do banco da Costa do Marfim no encontro com o Burundi, foi chamado a jogar os 90 minutos com a Gâmbia.
Eduardo Quaresma esteve ao serviço dos sub-21 de Portugal que defrontaram a Roménia e a Inglaterra e após não ter sido chamado a jogo no primeiro encontro, foi utilizado em 45 minutos da partida com os britânicos.
Destaque ainda para a lesão sofrida por Morita ao serviço do Japão no encontro com o Bahrein, que selou o apuramentio nipónico para o Mundial-2026. O problema físico levou a que estivesse em campo apenas 45 minutos e fosse dispensado do encontro com a Arábia Saudita.
Esta lista completa-se com Maxi Araújo, que continua a ser pedra fundamental para o Uruguai de Marcelo Bielsa, tendo cumprido os 90 minutos frente a Argentina (0-1) e Bolívia. O canhoto jogou na altitude de La Paz, ontem à noite, mas desta utilização e da longa viagem, por estes prismas, não vem mal de maior aos leões, uma vez que o camisola 20 não poderá ser utilizado na Reboleira por ter sido expulso frente ao Famalicão.
Para desanuviar um pouco o panorama para Rui Borges, a estrela-maior da companhia, Viktor Gyokeres, foi dispensado pelo selecionador da Suécia, Jon Dahl Tomasson, das partidas de caráter particular diante de Luxemburgo e Irlanda do Norte.
17 março 2025, 13:44
O avançado sueco não vai participar nos jogos diante de Luxemburgo e Irlanda do Norte