Paris Saint-Germain Neymar quer voltar ao Barcelona, mas há três problemas
E de três talvez fiquem zero. Após dois anos falhados da experiência MNM - a tripla formada por Messi, Neymar e Mbappé -, com duas eliminações consecutivas nos oitavos de final da Liga dos Campeões, é possível que o PSG de 2023/2024 não tenha qualquer um dos avançados.
Messi já saiu para o Inter Miami, em fim de contrato, Mbappé não quis exercer a opção para renovar até 2025 e foi afastado da equipa, com os parisienses convencidos de que vai sair para o Real Madrid quando terminar o contrato no próximo verão, e agora foi a vez de Neymar assumir o desejo de partir, noticiou esta segunda-feira o jornal L’Équipe.
Segundo a publicação francesa, o brasileiro conversou no domingo com Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG, para lhe dar conta da vontade de rumar ao Barcelona. Dos três pesos pesados do ataque, Neymar é aquele que o campeão francês sempre considerou prescindível, e desde a época passada que procura uma solução. O problema é que o atacante formado no Santos é o jogador mais caro de sempre do futebol mundial - custou 222 milhões de euros em 2017 - e politicamente será complicado que saia por verba simbólica. Mais difícil ainda é encontrar quem se aproxime dos mais de 30 milhões de euros limpos que recebe anualmente em Paris.
O desejo de Neymar é voltar ao Barcelona, mas os culés não têm condições para pagar nem transferência elevada (mesmo que disfarçada na ida de Dembélé para o Parque dos Príncipes) nem salário milionário. Mas o maior problema é que o treinador Xavi Hernández não o quer, segundo o jornal Mundo Deportivo - aprecia as qualidades de Ney, com quem jogou, mas teme que a contratação pudesse ser fator de desestabilização. Chelsea, Arábia Saudita e até regresso ao Brasil são outras possibilidades faladas para Neymar, mas que não lhe agradarão.
Em todo o caso, e mesmo que fique em Paris, Neymar vai ter forte concorrência no ataque. Para além de Gonçalo Ramos, já oficializado, o PSG já tem alinhavada a chegada de Dembélé e ainda negoceia Kolo Muani com o Eintracht Frankfurt.