«SC Braga tem todas as condições para vencer o Hoffenheim»
João Carlos Teixeira foi um dos guerreiros no último duelo com os alemães, há sete anos. Marcou um golo na primeira mão. Projeta novo sucesso bracarense
Já lá vão sete anos desde que o SC Braga e o Hoffenheim mediram forças na Liga Europa. Na época 2017/2018, lusos e germânicos fizeram parte do Grupo C da referida competição – juntamente com Ludogorets (Bulgária) e Basaksehir (Turquia) -, sendo que os confrontos diretos aconteceram nas 1.ª e 5.ª jornadas e ambos os jogos redundaram em triunfos dos arsenalistas.
No primeiro jogo, realizado a 14 de setembro de 2017, na Alemanha, até foi o Hoffenheim a marcar primeiro, por intermédio de Sandro Wagner, mas João Carlos Teixeira, em cima do intervalo, e Dyego Sousa, logo a abrir a segunda parte, deram a volta ao texto.
Já no encontro seguinte, disputado a 23 de novembro do mesmo ano, na Pedreira, Marcelo Goiano abriu o ativo para os bracarenses, Mark Uth empatou para os germânicos, e um bis de Fransérgio garantiu novo triunfo à equipa então orientada por Abel Ferreira.
A BOLA foi ao encontro de quem viveu por dentro essas partidas e esteve à conversa com João Carlos Teixeira. O antigo médio dos guerreiros do Minho, atualmente a representar os chineses do Shanghai Shenhua, recorda-se bem dos desafios com o emblema alemão.
«Sim, lembro-me perfeitamente. No primeiro jogo até marquei um golo. Foi um cruzamento do Ricardo Esgaio, da direita, e eu, de cabeça, entre os centrais, consegui fazer o empate. Depois do Dyego Sousa deu-nos a vitória, já na segunda parte», conta.
Em casa voltou a haver festa vermelha e o SC Braga conseguia alcançar um objetivo: «Vencemos novamente, nesse caso por 3-1. Foi um bom jogo e uma excelente vitória, sendo que acabámos mesmo por conseguir o apuramento para a fase a eliminar.»
Ainda que, agora, a milhares de quilómetros de distância, João Carlos Teixeira, continua a acompanhar a realidade arsenalista e projeta o jogo de quinta-feira com boas perspetivas.
«Não vai ser fácil, mas acredito que o SC Braga tem condições para vencer o Hoffenheim. Jogar contra equipas alemãs é sempre complicado, ainda para mais o Hoffenheim mudou recentemente de treinador e até vem de uma excelente vitória contra o Leipzig [n.d.r.: 4-3, na última jornada da Bundesliga], mas o fator casa e o apoio dos adeptos vão ser muito importantes para que os três pontos possam ficar em Braga», diz o antigo internacional jovem e Olímpico por Portugal.
Os elogios ao «amigo» Carvalhal
São ambos naturais de Braga e, apesar de nunca terem trabalhado juntos, mantêm uma relação de proximidade. João Carlos Teixeira não poupa nos elogios a Carlos Carvalhal e diz que o técnico é a pessoa certa para que o SC Braga fortaleça cada vez mais o seu crescimento no panorama do futebol nacional e internacional.
«Sim, é verdade que nunca foi meu treinador, mas somos amigos e gosto muito dele. É um técnico que conhece o clube, uma vez que é de Braga e é bracarense. Já na sua última passagem tinha feito um excelente trabalho e não tenho dúvidas de que agora voltará a fazer. Claro que a circunstância é diferente, uma vez que não começou a época no SC Braga, mas tem todas as competências para mais um belo trajeto», assume o médio luso. A concluir, uma mensagem digna de um amigo: «É muito boa pessoa e desejo-lhe a maior das sortes.»