«Não vai ser fácil para Amorim implementar o seu estilo de jogo no Man. United»

INTERNACIONAL04.11.202408:31

Phil Jones, antigo jogador dos ‘Red Devils’, comentou a chegada do técnico português e está «otimista» de que vai «dar a volta por cima», apesar de destacar a «difícil» tarefa que tem pela frente; elogiou muito o capitão Bruno Fernandes

Perante a iminente chegada de Rúben Amorim ao comando técnico do Manchester United, Phil Jones, ex-jogador do clube, comentou a dificuldade que o português vai ter em implementar o seu estilo de jogo em Inglaterra, recordando que já jogou dessa forma com o antecessor de José Mourinho.

«Não, isso requer prática no campo de treinos. Com Louis van Gaal jogámos com três defesas e passámos muitas horas em campo, 11 contra 11, a acertar as distâncias. Quando o lateral salta, temos grandes espaços para cobrir, pelo que os timings das ações têm de ser perfeitos. Vai ser difícil, e é um trabalho difícil, mas temos de ser otimistas como adeptos do United e esperemos que ele consiga dar a volta por cima», começou por dizer, em conversa à BBC Sport, antes de dar a palavra a outro comentador, que está cético à utilização do 3-4-3 na Premier League.

«Não acho que uma filosofia tenha de ser uma formação, é possível alterá-la. A diferença é que, no Sporting, ele domina a maioria dos jogos, joga com muita energia, os laterais voam para a frente, com uma linha alta e criando muitas oportunidades. Os números comprovam-no, mas o United não pode jogar dessa forma, neste momento. Por isso, ficaria espantado se ele tentasse copiar o que fez lá. Ele é suficientemente inteligente, tenho a certeza, para ajustar e utilizar o que tem. O importante é que a ética de trabalho aumenta, a intensidade aumenta e eles são um pouco mais organizados e difíceis de defrontar», explicou, sendo que o ex-defesa ainda elogiou bastante Bruno Fernandes, com quem já partilhou o relvado.

«Acho que, por vezes, tenho quase a impressão de que ele é um pouco mal interpretado. Só posso falar da minha experiência no balneário que passei com ele e do tempo que joguei com ele. É um líder no balneário, é muito bom com os jovens e acho que todos temos capitães diferentes. Penso que ele é um líder que dá o exemplo em campo, em termos das qualidades que possui e penso que é um jogador em torno do qual se constrói a equipa. É um jogador fantástico, tem muita capacidade, a sua capacidade de passe é soberba e penso que é um jogador muito bom», garantiu, falando ainda sobre a atitude do internacional português dentro das quatro linhas.

«Se ele se preocupa demasiado? Se isso é um problema? Prefiro isso do que ao contrário, por isso, não é, gosto disso. Gosto disso», finalizou.