Guardiola e De Bruyne deixam futuro do belga no City em aberto
De Bruyne e Guardiola
Foto: IMAGO

Guardiola e De Bruyne deixam futuro do belga no City em aberto

Treinador diz que jogador decide, este diz que não há negociações

Pep Guardiola falou esta segunda-feira sobre o futuro de Kevin De Bruyne no Manchester City, sendo que o jogador belga já abriu várias vezes a porta a uma saída, não se opondo a continuar carreira na Arábia Saudita.

«Não sei o futuro dele, isso é com o Kevin», disse na antevisão ao jogo da Liga dos Campeões com o Feyenoord. «Seja no final da próxima, ou da próxima, ou da próxima. Tal como David Silva, ele decidirá quando é melhor para ele e para a equipa. Não vai querer estar numa posição em que não possa jogar de três em três dias. Quando estiver disponível, tem de jogar», acrescentou.

O treinador do Manchester City, que acaba de renovar contrato por uma temporada, foi questionado sobre o que manteria De Bruyne no clube: «Não ficamos aqui porque fizemos algo especial, fazemos as coisas aqui porque continuamos a ganhar. É isso que nos mantém aqui.»

O belga, que falou logo a seguir, abordou também a questão. «Sinceramente, não sei», disse sobre o seu futuro no Manchester City. «No início da época, sabia que haveria conversas, mas depois aconteceu aquilo [a lesão] em Brentford. Era para ser alguns dias e depois foram oito/nove semanas. Deixei tudo de lado. Não estou muito preocupado. Estou bem. Estou feliz, só quero voltar a jogar bom futebol e o futuro, logo se vê. Só posso dar-vos estas respostas, mas não sei. Se não houver negociações, será o meu último ano no clube, mas não sei», disse.

«Tive uma conversa no verão, mas depois tive a lesão e não estava no estado de espírito certo para falar sobre isso. Preciso de voltar a entrar em campo e ser eu próprio. Não há pressa, não me sinto desconfortável, não estou preocupado», sublinhou ainda.

Questionado sobre se a renovação de Guardiola mudar ajudar, o belga anuiu: «Pode ajudar. Talvez ajudasse ter uma conversa com Pep para falar sobre o meu futuro. Há um entendimento, sei como ele trabalha.»

Tendo sido assolado por várias lesões nos últimos meses, quanto tempo pensa poder jogar ao mais alto nível? «Não faço ideia. Só posso continuar com base no que sei. Quando regressei, senti-me bem e, enquanto o fizer, sinto-me feliz, mas não faço ideia de quanto tempo vai durar.»

(atualizado às 13.22 horas)