Morita declara-se à posição 8: «Quero atacar com liberdade»
Médio do Sporting vai defrontar Tunísia ao serviço do Japão e as dúvidas táticas nos nipónicos levaram-no a assumir clara preferência
O Japão vai defrontar a Tunísia na próxima terça-feira e Hidemasa Morita, médio do Sporting, deve voltar ao onze dos nipónicos, depois de não ter tido minutos na goleada (4-1) imposta ao Canadá na última sexta-feira.
Foi precisamente a propósito das dúvidas que existem sobre o modelo de jogo que o Japão irá adoptar neste segundo duelo que o jogador dos leões acabou por declarar-se... à posição 8. É que o Japão tanto pode alinhar num 4x2x3x1 igual ao de Rúben Amorim, com Morita, portanto, a assumir um dos lugares no duplo pivot do miolo, como pode apresentar-se num 4x1x4x1, cenário no qual Morita assumiria a posição 6.
Ora, a imprensa japonesa quis saber qual a preferência de Morita e o jogador não se fez rogado, assegurando que jogar a '8' é a praia dele e... o melhor para a equipa!
«Recentemente não tenho jogado como médio-defensivo. Aliás, acho difícil cumprir essa função. O que se quer de um 'pivot'? Atua como uma parede para dar profundidade à defesa ou participa na construção? Acho que seria melhor para a equipa se eu tivesse o controlo da bola - essa é também a minha caraterística. Quero ter a capacidade de atacar com liberdade», declarou Morita, citado pelo portal Gekisaka, ao qual deu conta de estar mais à vontade a jogar com outro médio ao lado (no caso do Sporting tem sido o dinamarquês Morten Hjulmand) - «Estou sempre a pensar com quem vou fazer dupla», confessou Morita.