Maldição do FC Porto em Inglaterra
Golo de Galeno no Dragão dá vantagem ao FC Porto na eliminatória com o Arsenal (foto: GRAFISLAB)

Maldição do FC Porto em Inglaterra

NACIONAL09.03.202421:30

Dragões nunca venceram na ilha britânica para as competições europeias; Sérgio Conceição tenta escrever um capítulo diferente na história; ganhar (ou empatar) no 'Emirates Stadium' dá acesso aos ‘quartos’ da Champions

Sérgio Conceição tem pela frente um enorme desafio e precisa de contrariar uma história que dura há 64 anos. O FC Porto nunca conseguiu sair de Inglaterra com uma vitória nas competições europeias, um objetivo que o treinador dos dragões se propõe a contrariar na terça-feira, no Emirates Stadium, onde um empate basta aos azuis e brancos para eliminarem o favorito Arsenal da Champions.

A tarefa dos dragões, já se sabe, não será nada fácil, até porque existe um sentimento de vinganças nas hostes do emblema londrino depois de perder no Estádio do Dragão, graças a um golo solitário de Galeno já em período de compensação. Essa arrogância e altivez dos gunners poderá ser usada em benefício dos portistas, pois o seu treinador tem sido exímio nas estratégias utilizadas para ombrear contras equipas muito mais dotadas do ponto de vista financeiro.

A verdade é que, em 22 partidas disputadas em solo britânico, o melhor que o FC Porto conseguiu foram três empates. O primeiro, nos oitavos de final da Champions da época 2003/2004, com Costinha a marcar o tento da igualdade, que abriu caminho para a vitória do FC Porto na Champions pela mão de José Mourinho. Já em 2008/2009 registou uma igualdade a duas bolas, com Cristián Rodríguez e Mariano González a apontar os tentos da formação então comandada por Jesualdo Ferreira.

Já em 2017/2018, com a liderança de Sérgio Conceição, os dragões empataram em Anfield com o Liverpool a zero, isto depois de os ingleses terem aplicado uma goleada ao FC Porto no Estádio do Dragão.

CHELSEA DERROTADO EM... SEVILHA

Nas lides europeias, apenas por uma vez o FC Porto venceu uma equipa inglesa como visitante. Foi frente ao Chelsea, nos quartos de final da Champions da época 2020/2021, uma partida que terminou com a vitória dos dragões por 1-0 (golo de Taremi). O jogo realizou-se em Sevilha devido à imposição da UEFA por causa da pandemia Covid-19 e, como tal, esse triunfo não está enquadrado nos jogos realizados em Inglaterra.