Conceição: «É um resultado justo dentro de uma exibição segura e competente»
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto. Foto: GRAFISLAB

Conceição: «É um resultado justo dentro de uma exibição segura e competente»

NACIONAL08.03.202421:47

Treinador do FC Porto agradado com a exibição dos seus jogadores; golos foram surgindo com naturalidade.

Na sala de imprensa do Portimão Estádio, Sérgio Conceição mostrou agrado pela exibição do FC Porto e dos seus jogadores, no triunfo (3-0) sobre o Portimonense. O treinador dos portistas considerou justa a vitória, não quis falar sobre as eleições no clube azul e branco e disse ainda que ainda faltam muitos pontos por conquistar até ao final do campeonato.

- Que análise faz a este triunfo por 3-0?

«Na antevisão tinha dito que era difícil, principalmente pela ausência do Pedrão, perceber como o Portimonense ia montar a equipa. Sabíamos que com um, dois, três jogadores na frente com características que nós conhecíamos, era preciso algum equilíbrio e numa das poucas saídas que eles tiveram na 1.ª parte, devido a alguma falta de equilíbrio da nossa parte, conseguiram aproximar-se da baliza, sem criar perigo. Mas é uma equipa interessante nesse momento do jogo, nas transições defesa-ataque. O jogo estava do nosso lado, soubemos explorar algumas das situações que tínhamos preparado, criámos mais situações para sair com um resultado ainda mais volumoso, mas penso que é um resultado justo dentro de uma exibição segura e competente dos meus jogadores.»

 - O golo cedo foi importante para desbloquear o bloco do Portimonense, que já se sabia que iria ser baixo?

É importante entrar bem no jogo. Marcar cedo ou não… por vezes marca-se cedo e adormece-se um bocadinho no jogo. Não foi o caso, porque tivemos minutos depois uma ocasião do Pepê na cara do guarda-redes em que a bola foi à trave. E continuámos sempre na mesma toada à procura do segundo golo, à procura de ficar mais confortáveis no resultado e naturalmente com o decorrer do mesmo, foi acontecendo.»

 - O Galeno marca há três jogos seguidos, já merece uma chamada à seleção?

«O Galeno tem feito o seu trabalho. Aquilo que eu lhe peço dentro da equipa, assim como a todos os outros, é trabalhar dentro dos diferentes momentos do jogo, na posição que ele tem e com as características que ele tem, percebendo o que pode e deve explorar nos adversários, o seu trabalho sem bola também é muito importante. O golo, é verdade, resume-se a um jogador, mas é um trabalho de equipa e dou sempre mais valor àquilo que é esse trabalho coletivo do que o individual.»

 - André Villas-Boas já lhe ligou depois da goleada ao Benfica?

«Eu não vou falar das eleições [para a presidência do FC Porto]. Não me compete a mim e, como tem sido dito por toda a gente, nomeadamente quem é candidato à presidência do FC Porto, é muito importante a tranquilidade e o sucesso desportivo da equipa.»

 - O FC Porto reentrou na luta pelo título?

«Nós temos a consciência de que ganhámos três pontos. Há 30 em disputa até final do campeonato. Vamos à procura dos próximos três na próxima jornada. Entretanto, temos pelo meio, por tudo aquilo que fizemos de bom nesta fase de grupos da Liga dos Campeões e agora no primeiro jogo com o Arsenal, um jogo extremamente difícil e de altíssimo nível em Londres. Vamos preparar-nos para esse, depois o seguinte do campeonato e assim sucessivamente até final da época.»