Ivkovic compara o Sporting atual com o de 1990

Antigo guarda-redes da equipa que arrancou de forma espetacular em 1990/1991 diz que estes leões são mais fortes fisicamente. O elogio a craques como Balakov e Figo e o admitir que aquele leão não era tão disciplinado nem tinha tanto rigor defensivo. «Marinho Peres era muito boa pessoa e a equipa muito ‘esperta’, precisávamos de um treinador mais duro e disciplinador…»

Tomislav Ivkovic, hoje com 64 anos, era o guarda-redes daquela equipa que em 1990/1991 também arrancou de forma espetacular o campeonato e que faz com que seja preciso recuar 34 anos para se encontra um Sporting que, tal como o atual de Rúben Amorim, tenha 7 vitórias nas 7 primeiras jornadas da Liga.

Este é o melhor Sporting de sempre (os números não enganam)

28 setembro 2024, 20:15

Este é o melhor Sporting de sempre (os números não enganam)

Nunca na história houve um Sporting tão forte: há 34 anos que não tinha sete vitórias nas primeiras sete jornadas, algo que só aconteceu em mais três épocas e em duas delas foi… campeão. É para repetir, Rúben Amorim?

«O ambiente no balneário era muito bom. Tivemos um arranque fantástico e naquela altura desfrutávamos muito mais do jogo, não éramos tão disciplinados e não pensávamos em jogar apenas para os pontos, sem pensar no bom futebol», lembra o croata, apontando aos rivais na altura: «O futebol naquele tempo era diferente, tínhamos tão fortes ligações e um adversário, como o FC Porto… era um clube dentro e fora do campo. FC Porto, Benfica e Sporting tinham jogadores das seleções de Portugal, Brasil, Bulgária… Tudo e mais alguma coisa.»

O treinador era Marinho Peres, figura querida do futebol, brasileiro que o presidente Sousa levou para Alvalade nessa época e que ainda completou mais outra pelos leões. «Era um treinador carismático, que tinha excelente relação com os jogadores mas aquela nossa equipa era muito ‘esperta’, muito difícil, e precisava de um treinador mais duro e disciplinador do que Marinho Peres, que era muito boa pessoa», diz o antigo internacional pela Jugoslávia.

«Não sei como Rúben Amorim é como pessoa e treinador. Naquela altura tinha de ser um treinador que não pensasse apenas em fazer bons jogos, que nós fizemos… mas sofremos mais golos do que o normal para uma equipa como o Sporting, tínhamos menos rigor defensivo», reconhece Ivkovic, que compra a equipa do início da década de 90 do século passado com a atual: «Tínhamos jogadores muito bons, Carlos Xavier, Oceano, Venâncio, Balakov, Figo… Eram tecnicamente muito fortes mas estes hoje são mais fortes fisicamente e jogam em espaços mais reduzidos.»

Por fim, Ivkovic vê estes leões a fazer o que os daquele tempo não conseguiram: «Acredito que podem chegar ao bicampeonato, não conheço bem a equipa mas é ir jogo a jogo que tem de acontecer!»

Ivkovic num treino na década de 90 do século passado (A BOLA)

Recorde-se em 1990/1991 o Sporting perdeu pontos pela primeira vez apenas na 12.ª jornada (2-2 em Chaves) mas acabou a época no 3.º lugar, 13 pontos atrás do campeão Benfica, com o FC Porto pelo meio.