Gil Vicente-SC Braga: siga aqui em direto o dérbi minhoto
Gilistas querem chegar à primeira metade da tabela, bracarenses pretendem alcançar a quarta vitória consecutiva na Liga
Final da partida! Gil Vicente 3 SC Braga 3
Está lançada mais uma candidatura ao melhor jogo da época na presente edição da Liga. Gil Vicente e SC Braga protagonizaram um excelente espetáculo e, em bom rigor, nenhuma das duas equipas merecia perder. Roko Baturina (22') adiantou os gilistas no marcador, com Maxime Dominguez (58', de penálti) a aumentar a contenda. Nunca se vergou o SC Braga que, em poucos minutos consumou a reviravolta: Simon Banza (72') e André Horta (79 e 82') foram os obreiros da cambalhota arsenalista. Só que os gilistas acreditaram até ao fim e Roan Wilson (89') selou o resultado final. Espetacular!
90+7': Pedro Tiba (que já foi substituído e que, por essa razão, está sentado no banco de suplentes) viu o cartão amarelo, por protestos.
90+5': Grande oportunidade para o Gil Vicente! Transição rápida da formação orientada por Vítor Campelos e Murilo, na cara de Matheus, remata para uma enorme defesa do guarda-redes do SC Braga, que cedeu canto.
Sete minutos de tempo adicional mínimo concedidos a esta segunda parte.
Golo do Gil Vicente! 3-3
Remate de Miguel Monteiro para bela defesa de Matheus e, na recarga, Roan Wilson rematou para o fundo das redes da baliza arsenalista. Está restabelecida a igualdade no Estádio Cidade de Barcelos.
87': Tripla substituição no Gil Vicente, com as saídas de Pedro Tiba, Fujimoto e Zé Carlos, para as entradas de Murilo, Miguel Monteiro e Roan Wilson.
Golo do SC Braga! 2-3
Cruzamento da meia-esquerda de André Horta para o centro da área, Pizzi ainda se faz ao lance mas não toca no esférico, e a bola acaba por seguir na direção da baliza de Vinícius. Está consumada a (sensacional) reviravolta dos arsenalistas.
81': Dupla substituição no SC Braga, com as saídas de Álvaro Djaló e de Borja, para as entradas de Pizzi e de João Moutinho.
Golo do SC Braga! 2-2
Livre direto batido por André Horta, o número 10 dos arsenalistas acreditou na potência do seu remate, tentou a sua sorte, e ainda foi feliz ao ver a bola desviar num adversário e trair Vinícius. Está feito o empate em Barcelos e tudo em aberto para os minutos finais.
76': Cartão amarelo para Álvaro Djaló.
75': Substituição no Gil Vicente, com a saída de Martim Neto para a entrada de Mor Gbane.
73': Grande oportunidade para o Gil Vicente! Remate de Roko Baturina para excelente intervenção de Matheus.
73': Substituição no SC Braga, com a saída de Joe Mendes para a entrada de Rony Lopes.
Golo do SC Braga! 2-1
Simon Banza, dentro da área, ligeiramente descaído para o flanco esquerdo, remate forte para o fundo das redes de Vinícius. Os guerreiros do Minho ainda acreditam na reviravolta...
71': Cartão amarelo a Abel Ruiz.
70': Cartão amarelo para Gabriel Pereira.
68': Substituição no Gil Vicente, com a saída de Maxime Dominguez e a entrada de Marlon.
66': Tenta reagir o SC Braga. Abel Ruiz, já dentro da área, visou a baliza contrária, mas o remate do avançado espanhol foi desviado por Maxim Dominguez e saiu pela linha final.
Golo do Gil Vicente! 2-0
Chamado à conversão do castigo máximo, Maxime Dominguez não tremeu perante Matheus, rematou para o lado direito do guarda-redes bracarense e aumentou a vantagem gilista.
58': Substituição no SC Braga: sai Al Musrati e entra Vítor Carvalho.
55': Cartão vermelho direto para Niakaté! Na sequência do penálti cometido pelo defesa-central bracarense, o árbitro da partida expulsou o número 4.
55': Penálti para o Gil Vicente! Niakaté derrubou Roko Baturina quando o ponta de lança se preparava para visar a baliza de Matheus e Hélder Malheiro apontou de imediato para a marca dos onze metros.
50': Grande oportunidade para o SC Braga! Transição rápida dos arsenalistas, fuga de Ricardo Horta pela esquerda, passe bem medido para Abel Ruiz que, junto à marca de penálti, rematou de primeira ligeiramente por cima da barra da baliza de Vinícius. O avançado espanhol dos guerreiros do Minho podia ter feito melhor...
49': Remate de Maxime Dominguez para defesa atenta de Matheus.
Confirma-se a ideia deixada em aberto por Artur Jorge nos instantes finais da primeira parte: André Horta foi lançado para a etapa complementar, substituindo, no caso, (o apagado) Rodrigo Zalazar.
Início da segunda parte!
A chuva tinha dado alguns instantes de descanso, mas, com entrada dos artistas em campo, voltou também a cair sobre o relvado do Estádio Cidade de Barcelos. Será também com este obstáculo que o SC Braga vai tentar inverter o rumo dos acontecimentos.
André Horta, médio do SC Braga, saltou do banco para iniciar os habituais exercícios físicos nos instantes finais da primeira parte e, como tal, é crível que Artur Jorge lance o número 10 já no início da etapa complementar.
Intervalo! Gil Vicente 1 SC Braga 0
Os gilistas vão para o descanso em vantagem no marcador. Roko Baturina, aos 22 minutos, aproveitou uma falha de Serdar - o defesa-central turco tentava intercetar um passe de Fujimoto, mas o corte saiu defeituoso - para progredir em direção à área bracarense e, à saída de Matheus, rematou de pé esquerdo para o fundo das redes da baliza arsenalista. O SC Braga tem tentado reagir, mas a verdade é que tem faltado clarividência ao conjunto de Artur Jorge.
45+3': Remate forte de Ricardo Horta, já dentro da área, mas a bola saiu ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Vinícius.
Partida retomada. Martim Neto foi, naturalmente, obrigado a sair do terreno de jogo e, como tal, o SC Braga está momentaneamente a jogar com mais um elemento.
Jogo interrompido para que seja prestada assistência médica a Martim Neto, médio do Gil Vicente.
Tempo adicional mínimo para esta primeira parte: dois minutos!
43': Cartão amarelo para Rúben Fernandes. O capitão do Gil Vicente impediu o movimento de rotação e consequente arranque de Simon Banza e foi, também ele, admoestado pelo árbitro da partida.
40': Duas grandes oportunidades para o SC Braga empatar... na mesma jogada. Primeiro foi Ricardo Horta, após bela assistência individual de Álvaro Djaló, a rematar cruzado, de pé esquerdo, para excelente defesa de Vinícius, e depois, na recarga, Djaló voltou a assistir, desta feita Simon Banza, mas o remate do ponta de lança bateu na malha lateral da baliza gilista.
34': Cartão amarelo (o primeiro da partida) para Zé Carlos. O lateral-direito do Gil Vicente entrou de forma dura sobre Ricardo Horta, no círculo central do meio-campo, e foi admoestado disciplinarmente.
31': Álvaro Djaló aproveitou uma brecha de espaço para tentar a sua sorte, mas o remate do extremo espanhol do SC Braga saiu à figura de Vinícius.
29': Remate à entrada da área de Fujimoto, de pé direito, mas a bola ganhou muita altura e saiu bastante por cima da barra da baliza de Matheus.
25': Grande oportunidade para o Gil Vicente! Excelente jogada de Félix Correia pelo flanco esquerdo, cruzamento para a zona da pequena área, e quando Roko Baturina se preparava para bisar no encontro, Serdar, praticamente em cima da linha de golo, impediu novo golo do ponta de lança gilista.
Golo do Gil Vicente! 1-0.
Passe de Fujimoto para o centro do ataque, Serdar falhou a interceção e Roko Baturina, nas suas costas, aproveitou a ocasião para seguir na direção da grande área e, de pé esquerdo, bater Matheus pela primeira vez. Está aberto o marcador no dérbi minhoto!
22': Golo do Gil Vicente! Falha incrível de Serdar e Roko Baturina, astuto, entrou na área e, à saída de Matheus, rematou de pé esquerdo para o 1-0.
18': Grande oportunidade para o SC Braga! No seguimento de um confusão no centro da área, a bola acabou por sobrar para Álvaro Djaló que, com tudo para marcar, rematou enrolado e ao lado do poste esquerdo da baliza de Vinícius.
Ultrapassado o primeiro quarto de hora do encontro, há a registar uma aproximação de cada equipa às balizas contrárias. Os remates de Ricardo Horta (7') e de Félix Correia (14') mereceram a atenção de Vinícius e de Matheus, guarda-redes de Gil Vicente e SC Braga, respetivamente. O que não está a ficar nada agradável é o estado do relvado do Estádio Cidade de Barcelos. A chuva teima em não dar tréguas e, dessa forma, o tapete verde do recinto gilista começa a ficar cada vez mais pesado.
14': Boa jogada de envolvimento atacante do Gil Vicente e Félix Correia, à entrada da área, rematou cruzado para defesa atenta de Matheus.
7': Remate de Ricardo Horta, de fora da área, fletido sobre o corredor esquerdo, para defesa segura de Vinícius.
O Gil Vicente apresenta-se em 4x2x3x1, com Pedro Tiba e Martim Neto a fazerem o duplo pivô no meio-campo, Maxime Dominguez a alinhar pelo flanco direito, Félix Correia pelo esquerdo, e Fujimoto aparece nas costas do ponta de lança, Roko Baturina.
Confirma-se que o SC Braga joga em 4x4x2. Al Musrati e Zalazar na zona central do meio-campo, Álvaro Djaló pelo flanco direito, Ricardo Horta à esquerda, e Abel Ruiz e Simon Banza na frente de ataque.
Início da partida!
Rola a bola no Estádio Cidade de Barcelos. Saiu o SC Braga, que joga com o seu equipamento alternativo. Já o Gil Vicente apresenta-se, naturalmente, com o seu equipamento tradicional.
A noite invernosa que se faz sentir em Barcelos terá afastado bastantes adeptos deste dérbi minhoto, mas, ainda assim, ainda há verdadeiros 'heróis' que, por amor aos clubes, marcam presença no anfiteatro gilista para apoiarem as suas equipas.
Já do lado do SC Braga há a expectativa de perceber se Artur Jorge vai mudar o figurino habitual. O técnico dos guerreiros do Minho costuma escalonar a sua equipa em 4x2x3x1, mas, esta noite, com a introdução em simultâneo de Abel Ruiz e Simon Banza, os arsenalistas podem apresentar-se mais próximos de um 4x4x2. Se assim for, Joe Mendes, Serdar, Niakaté e Borja jogarão à frente de Matheus, Al Musrati e Rodrigo Zalazar serão os dois elementos da zona central do meio-campo, Ricardo Horta e Álvaro Djaló surgirão pelas alas do ataque e Abel Ruiz e Simon Banza formarão a dupla de pontas de lança. Há ainda a hipótese de o avançado espanhol jogar nas costas de Banza e, assim, o SC Braga manter o tradicional 4x2x3x1 que tem vindo a apresentar.
A avaliar pelos onzes iniciais das duas equipas, é expectável que o Gil Vicente se apresente no modelo habitual, com Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes e Leonardo Buta a comporem o quarteto defensivo, Pedro Tiba, Maxime Dominguez e Martim Neto encarregues das missões na intermediária (veremos se com um trinco e dois interiores, ou, ao invés, um duplo pivô e um elemento na pele de organizador), e o tridente ofensivo constituído por Fujimoto e Félix Correia nas alas e Roko Baturina como homem de área.
Vai chovendo bastante em Barcelos, mas, para já, o relvado do anfiteatro gilista parece estar em boas condições para a prática do futebol. Veremos como ficará o tapete verde durante a partida...
Treinador (SC Braga): Artur Jorge
SC Braga (suplentes): Lukas Hornicek, José Fonte, André Horta, Vítor Carvalho, Adrián Marín, Rony Lopes, Pizzi, João Moutinho e Diogo Fonseca
SC Braga (titulares): Matheus; Joe Mendes, Serdar, Niakaté e Borja; Ricardo Horta C, Al Musrati, Rodrigo Zalazar e Álvaro Djaló; Abel Ruiz e Simon Banza
Treinador (Gil Vicente): Vítor Campelos
Gil Vicente (suplentes): Brian Araújo, Kiko Pereira, Marlon, Roan Wilson, Mory Gbane, Miguel Monteiro, Felipe Silva, Thomas Lopes e Murilo
Gil Vicente (titulares): Vinícius; Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes C e Leonardo Buta; Pedro Tiba e Maxime Dominguez; Fujimoto, Martim Neto e Félix Correia; Roko Baturina
Árbitro: Hélder Malheiro (AF Lisboa); Assistentes: Hugo Coimbra e Gonçalo Vaz Freire; 4.º Árbitro: Márcio Torres; VAR/AVAR: João Gonçalves e Ângelo Carneiro
Já há onzes oficiais!
Olhando, apenas e só, ao percurso das duas equipas no campeonato, ambas vêm de momentos distintos: o Gil Vicente perdeu na ronda anterior, no terreno do Chaves (2-4), o SC Braga tinha vencido na receção ao Rio Ave (2-1). Aliás, sublinhando que estamos, neste momento, a falar, apenas e só, da caminhada na Liga, a formação orientada por Artur Jorge está numa série de três vitórias seguidas: antes de baterem o Rio Ave, os arsenalistas tinham ganho ao Estrela da Amadora (4-2) e ao Boavista (4-1).
Os gilistas chegam a esta partida depois de terem vencido o Belenenses (2-1), para a Taça de Portugal, ao passo que o SC Braga - que também seguiu em frente na prova rainha, após o triunfo sobre o Rebordosa (2-0) - vai tentar reagir ao desaire sofrido a meio da semana, diante do Real Madrid (1-2), para a Liga dos Campeões.
O Estádio Cidade de Barcelos recebe, esta noite (20.30 horas), um sempre apetecível dérbi minhoto: Gil Vicente e SC Braga medem forças num duelo relativo à 9.ª jornada da Liga. A BOLA vai acompanhar a par e passo o duelo entre vizinhos e, como sempre, contamos consigo. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai jogar de início!
Boa noite!