Antevisão Gil Vicente-SC Braga: Licença para atacar um adversário desgastado
Na ressaca europeia, bracarenses enfrentam um Gil Vicente, que só perdeu em casa uma vez esta temporada para o campeonato
Depois da noite das estrelas frente ao Real Madrid (derrota por 1-2), o SC Braga prepara-se agora para regressar à realidade da Liga portuguesa. Os holofotes e a dimensão do jogo podem não ser tão brilhantes como na prova milionária, mas para lá chegar é preciso fazer o trabalho internamente.
Na ressaca europeia, o Gil Vicente é um daqueles adversários que Artur Jorge dispensaria enfrentar neste momento. Nos jogos caseiros, o galo apenas cacarejou baixo perante o Benfica, na derrota pela margem mínima (2-3), na terceira jornada do campeonato. Afigura-se hoje (20h30) uma tarefa complicada para os guerreiros do Minho, que vão querer chegar cedo à vantagem na partida, de forma a gerir o esforço acumulado. São três jogos em 10 dias e todos para competições diferentes-Taça de Portugal, Liga dos Campeões e agora Liga.
Os gilistas não tiveram jogo a meio da semana e vão se apresentar mais frescos fisicamente. A agradável qualidade futebolística demonstrada não é sinónimo com o nono lugar (9 pontos ) na classificação. Os 18 golos marcados (mas também 15 sofridos) são um alerta para os bracarenses, que apesar dos 20 golos apontados-melhor ataque na prova- registam ainda 14 sofridos, algo impensável para um candidato ao título nesta fase da prova.
Perante os seus adeptos, Vítor Campelos vai dar licença para atacar o oponente (situado no 4º lugar, com 16 pontos), que está proibido de perder pontos, de modo a não permitir que os adversários diretos se distanciem, ainda mais, na tabela classificativa.
No histórico de confrontos, de salientar os 44 jogos entre as duas equipas, com nove vitórias do Gil Vicente, 13 empates e 22 triunfos do SC Braga. Nas duas últimas épocas em Barcelos, os bracarenses venceram ambos por 1-0.
Perspetiva-se um dérbi minhoto recheado de golos.
Gil Vicente
Sistema: 4x2x3x1
Onze provável: Vinícius Dias; Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes e Leonardo Buta; Maxime Dominguez e Pedro Tiba; Murilo Souza, Fujimoto e Félix Correia; Roko Baturina
Lesionados: Ali Alipour e Depú
Ausências: Andrew Silva
Treinador: Vítor Campelos
Figura: Félix Correia. O avançado tem estado em plano de evidência, aproveitando a sua capacidade de explosão para escapar à marcação adversária. O jogador de 22 anos, já com passagens por Parma e Juventus, é um dos homens chave na ideia de jogo de Vítor Campelos, que aposta na verticalidade e na tecnicidade dos elementos da linha da frente. Em 2023/24, Félix Correia apresenta dois golos e duas assistências em sete jogos realizados.
O que diz o treinador, Vítor Campelos: «Prevejo que seja um bom jogo, com duas equipas com olhos postos na baliza adversária. Estão reunidas todas as condições para ser um bom espetáculo. Será um jogo competitivo e tudo vamos fazer para ficar com os três pontos»
SC BRAGA
Sistema: 4x2x3x1
Onze provável: Matheus: Joe Mendes, José Fonte, Niakaté e Cristián Borja; Al Musrati e Rodrigo Zalazar; Ricardo Horta, Pizzi e Álvaro Djaló, Simon Banza
Lesionados: Nada a registar
Em dúvida: Víctor Gomez e Bruma
Treinador: Artur Jorge
Figura: Álvaro Djaló. O extremo tem apresentado um rendimento notável. Marcou recentemente ao Real Madrid, em jogo para a Liga dos Campeões, aumentando para oito o registo pessoal na presente temporada. Vive um bom momento e não tem passado despercebido aos radares da Seleção Nacional espanhola, estando, inclusive, na lista de pré-convocados para os últimos dois compromissos da fase da qualificação para o Euro 2024.
O que diz o treinador, Artur Jorge: «Será um jogo de grande exigência face à qualidade do adversário, pelo qual tenho todo o respeito. Estamos confiantes e motivados para ir em busca de mais uma vitória no campeonato, que é o nosso ponto de interesse»