FC Porto: o que acham os craques portistas da (re)união entre clube e adeptos?
Diogo Costa (Foto: FC Porto)

FC Porto: o que acham os craques portistas da (re)união entre clube e adeptos?

NACIONAL25.07.202423:25

Diogo Costa, Fábio Cardoso e Nico González maravilhados com a onda azul e branca que invadiu a Baixa da cidade na tarde/noite desta quinta-feira, durante a apresentação oficial dos novos equipamentos; o desejo comum de devolver o carinho com títulos; festa terminou com pompa e circunstância, com o hino do FC Porto cantado em uníssono por todos os jogadores das várias modalidades que subiram ao palco e pelos milhares de portistas que encheram o Largo Amor de Perdição

Se Jorge Costa tinha dito, ao final da manhã de hoje, aquando da oficialização da renovação do contrato com Vasco Sousa, que o jovem médio era um «jogador à Porto», então essa mesma expressão pode ser estendida à festa que se realizou na tarde/noite desta quinta-feira, por ocasião da cerimónia de apresentação dos novos equipamentos do clube: foi um evento à Porto.

Oficial: FC Porto renova com Vasco Sousa até 2027

25 julho 2024, 13:02

Oficial: FC Porto renova com Vasco Sousa até 2027

Médio vai ficar no plantel principal, com a camisola número 15; o orgulho de ser apelidado de um 'jogador à Porto'; Zubizarreta e Jorge Costa depositam grandes esperanças no internacional sub-21 português

O Largo Amor de Perdição, em frente ao Jardim da Cordoaria, na Baixa da cidade Invicta, foi palco de uma iniciativa que voltou a ser uma realidade cinco anos depois, e a nova era que parece estar a abrir-se no FC Porto está a empolgar fortemente os adeptos. Convencidos de que o clube está no rumo certo, os aficionados portistas responderam à chamada e encheram o recinto preparado a preceito para uma festa que decorreu com pompa e circunstância.

Já depois dos vários espetáculos musicais que decorreram durante a tarde, o ponto alto surgiu já ao cair da noite, quando o sol de pôs e o céu começou a ficar perfeito para o eclodir da chama do dragão. A partir desse momento, os craques (de todas as idades) das mais variadas modalidades do FC Porto foram subindo ao palco para desfilarem, exatamente como se estivessem numa passagem de modelos. O objetivo principal era, claro está, mostrarem os equipamentos que utilizarão durante a época, mas a comunhão foi de tal ordem grande que a maior parte do tempo foi passada entre cumprimentos e fotografias. Há, de facto, uma simbiose muito grande entre jogadores e adeptos.

Na parte final de festa - que terminou com chave de ouro, ao som do hino do FC Porto, cantando, claro está, em uníssono e a plenos pulmões -, três jogadores do plantel dos dragões estiveram no posto de reportagem do Porto Canal e não esconderam a sua emoção pelo momento vivido. Diogo Costa, Fábio Cardoso e Nico González foram as vozes do grupo portista e falaram de coração aberto.

«É mais fácil jogar à bola [risos]. Não, mas tranquilo. É entrar na vibração dos nossos adeptos e curtir com eles. Nós, jogadores, gostamos sempre de sentir o apoio dos adeptos, são uma motivação extra e dão-nos sempre muita força para as vitórias. Regresso aos jogos no Estádio do Dragão? A ansiedade faz parte da nossa profissão, é uma ansiedade muito boa que nos move nos treinos e só queremos é trazer o melhor para o nosso clube, esse é o nosso principal desejo», assumiu o guarda-redes Diogo Costa, um verdadeiro ídolo para os adeptos do FC Porto.

«Fomos muito bem recebidos, o ambiente está espetacular e correu bem. Foi muito bom, mesmo. O sentimento que os adeptos têm para com os jogadores é recíproco, também para nós é importante conviver com eles, saber mais deles enquanto pessoas e esta é uma iniciativa muito boa. Este é o caminho e estou a adorar. Jogo de apresentação? Vai ser espetacular voltar a sentir a força que os adeptos nos transmitem, eles não são o 12.º jogador, são o primeiro. Estão sempre do nosso lado, nós sentimos isso e queremos retribuir da melhor forma possível e aqui [no FC Porto] é com vitórias e títulos», salientou o defesa-central Fábio Cardoso.

«Estava um pouco nervoso, na verdade. Ver tanta gente é emocionante e ao mesmo tempo muito bonito. É todo o portismo que se une para um evento tão lindo. Nunca tinha visto nada parecido em lado nenhum. É um evento maravilhoso. Nesta pré-temporada fui tendo sorte com os golos, mas no Dragão ainda não consegui marcar nenhum. Seria perfeito marcar já no próximo domingo», projetou o médio espanhol Nico González.