Oficial: FC Porto renova com Vasco Sousa até 2027
Médio vai ficar no plantel principal, com a camisola número 15; o orgulho de ser apelidado de um 'jogador à Porto'; Zubizarreta e Jorge Costa depositam grandes esperanças no internacional sub-21 português
O FC Porto renovou contrato com o médio Vasco Sousa até 2027.
Os dragões informam ainda que o jovem médio de 21 anos vai vestir a camisola número 15 do plantel principal do FC Porto nesta temporada.
O anterior contrato de Vasco Sousa terminava em 2025 e o processo de renovação foi iniciado pela anterior administração, tendo sido agora concluído pela de André Villas-Boas.
Na última época, o médio fez 30 jogos pela equipa B azul e branca, tendo marcado três golos e feito duas assistências. A carreira de Vasco Sousa tem também sido bastante preenchida ao nível das seleções jovens de Portugal: sub-15 (três), sub-16 (11), sub-17 (cinco), sub-19 (três) e sub-21 (11).
O «orgulho» de ser visto como um «jogador à Porto»
Já após a oficialização do novo acordo, Vasco Sousa não escondeu a satisfação por esta nova etapa de dragão ao peito, prometendo tudo continuar a fazer para honrar os pergaminhos do clube.
«Sinto uma felicidade tremenda. É um objetivo cumprido e posso prometer dar tudo como fiz até hoje para ter a minha oportunidade e ajudar este clube a atingir os seus objetivos. Qualquer jogador que venha para o FC Porto tenta retribuir com a mística e raça que o clube incute e ouvir o Jorge Costa dizer que sou um jogador à Porto é um orgulho. Espero demonstrá-lo dentro de campo», assumiu o jovem médio, em declarações reproduzidas pelos meios de comunicação dos dragões.
Vasco Sousa falou ainda sobre os primeiros dias de trabalho da nova época e deixou a garantia de que quer chegar longe vestido de azul e branco: «Tem sido uma pré-temporada muito positiva. O grupo está muito unido, o espírito de equipa é o que mais sobressai e estamos a trabalhar todos para o mesmo objetivo, que é dar vitórias, alegrias e muitos títulos a este clube. Eu trabalho todos os dias para ter as minhas oportunidades, para ser uma referência neste clube e é para isso que vou continuar a lutar.»
Zubizarreta e Jorge Costa salientam o potencial de Vasco
Foi também através dos meios de comunicação oficiais do FC Porto que surgiram as reações de Andoni Zubizarreta, diretor desportivo, e Jorge Costa, diretor do futebol profissional, à renovação de contrato de Vasco Sousa.
Os dois dirigentes assumiram o talento que é reconhecido internamente ao jovem médio e mostraram-se muito esperançosos no seu futuro.
«É um ótimo projeto de futebolista para uma posição muito importante no futebol. Quero agradecer-lhe pela confiança depositada no FC Porto, porque percebeu que este é o sítio certo para trabalhar o seu talento, e acreditamos que está no clube certo para crescer como atleta. É um jogador capaz de competir ao mais alto nível e no futebol a competição é que define o lugar de cada um. É importante que ele sinta que tem espaço para jogar e um atleta com estas caraterísticas, esta capacidade de ouvir e aprender, só pode continuar a crescer», assumiu Zubizarreta.
«É importantíssimo para o clube. O Vasco é, claramente, aquilo a que podemos chamar um jogador à Porto e ficamos muito contentes com a sua continuidade. Estamos a dar sinais claros de que a aposta se faz no presente e no futuro do clube, por isso que venham muitos mais como este. O Vasco conhece bem os valores do FC Porto e depositamos nele uma esperança muito grande e estamos felicíssimos com este prolongamento da sua ligação ao clube», referiu Jorge Costa.