Casa Pia-Vitória de Guimarães: embalagem lisboeta ou retoma minhota?
Estádio Municipal de Rio Maior é o palco do duelo entre gansos e conquistadores, da 7.ª jornada da Liga. (Foto: A BOLA)

ANTEVISÃO Casa Pia-Vitória de Guimarães: embalagem lisboeta ou retoma minhota?

Gansos não perdem há três jogos e pretendem dar seguimento ao bom momento; conquistadores querem reagir de imediato ao desaire com o FC Porto

Com objetivo(s) idêntico(s), mas estados anímicos diferentes. Assim estão Casa Pia e Vitória de Guimarães, que esta tarde estarão frente a frente no Estádio Municipal de Rio Maior, a partir das 18 horas, para disputarem a 7.ª jornada da Liga.

Os gansos estão na melhor fase da época, os conquistadores vêm de uma derrota pesada. Os lisboetas não perdem há três jogos consecutivos, os vimaranenses deslizaram na última ronda. Mas o mérito dos casapianos não pode (nem deve) sobrepor-se aos excelentes registos já alcançados pelos vimaranenses na presente temporada. Tanto na Liga, como nas competições europeias. Estão, pois, assentes as bases para um excelente espetáculo de futebol.

CASA PIA

Os gansos começaram (muito) mal, com três derrotas em outros tantos jogos, sendo que nesse período não apontaram qualquer golo - Boavista (0-1), Benfica (0-3) e Santa Clara (0-2).

A nuvem negra acabou por passar e os comandados de João Pereira tiveram a competência (e o mérito) de reabilitarem-se: pontuaram nos três encontros seguintes - Estrela da Amadora (1-0), Moreirense (3-1) e Gil Vicente (1-1).

É, pois, com a moral em alta que os gansos encaram esta receção ao Vitória de Guimarães. Um duelo que se antevê de extrema dificuldade, devido ao poderio do adversário, mas no qual a formação lisboeta que reforçar a embalagem e chegar ao quarto jogo consecutivo a pontuar.

Equipa provável (3x4x3):

Patrick Sequeira (1); João Goulart (4), José Fonte (6) e Duplexe Tchamba (2); André Geraldes (18), Miguel Sousa (14), Andrian Kraev (89) e Leonardo Lelo (5); Raúl Blanco (10), Max Svensson (9) e Nuno Moreira (7)

Lesionados: Kiki Silva (20), Henrique Pereira (52) e Clau Mendes (99)

Em dúvida: Beni (16)

Castigados: -

A antevisão de João Pereira (treinador do Casa Pia):

VITÓRIA DE GUIMARÃES

O deslize sofrido na ronda anterior, diante do FC Porto (0-3), não pode isolar-se do que foi feito para trás. Porque antes da derrota na receção aos dragões, crónicos candidatos ao título nacional, o Vitória de Guimarães tinha trilhado um percurso de inegáveis méritos.

É certo que também já sofrera outro dissabor - na deslocação ao terreno do Aves SAD (0-1) -, mas também não é menos verdade que já somou quatro triunfos na Liga - Arouca (1-0), Estoril (1-0), Famalicão (2-1) e SC Braga (2-0). Contas feitas, os vimaranenses têm já 12 pontos e estão no 5.º lugar da tabela classificativa, em igualdade com o Santa Clara, a apenas 1 ponto do Benfica e a três do FC Porto.

Mas há mais: uma caminhada sublime nas competições europeias. O Vitória está apurado para a Liga Conferência com um trajeto imaculado: seis jogos, seis vitórias e nenhum golo sofrido - Floriana (1-0 e 4-0), na 2.ª pré-eliminatória, Zurique (3-0 e 2-0), na 3.ª pré-eliminatória, e Zrinjski Mostar (3-0 e 4-0), no play-off. Tudo dito...

Esta tarde, em Rio Maior, os conquistadores deverão contar com milhares de adeptos no apoio à equipa. Os sócios e simpatizantes do Vitória são, reconhecidamente, uma massa associativa distinta, que não olha a esforços para acompanhar o clube em qualquer estádio, pelo que esse poderá ser o combustível necessário para a retoma minhota na Liga.

Equipa provável (4x3x3):

Bruno Varela (14); Bruno Gaspar (76), Borevkovic (24), Mikel Villanueva (3) e João Mendes (13); Tiago Silva (10), Tomás Handel (8) e Nuno Santos (77); Kaio César (11), Nélson Oliveira (7) e João Mendes Saraiva (17)

Lesionados: Jorge Fernandes (44)

Em dúvida: Mikel Villanueva (3) e Óscar Rivas (15)

Castigados: -

A antevisão de Rui Borges (treinador do Vitória de Guimarães):