«As pessoas não percebiam a dimensão do trabalho no Man. United»
Mourinho reflete nos altos e baixos que passou nos ‘red devils’
Por duas épocas e meia, José Mourinho treinou o Manchester United, onde nomeadamente ganhou a Liga Europa na primeira época no clube, em 2016/17. Em entrevista a Rio Ferdinand no podcast Five, o técnico recordou as adversidades por que passou.
«Senti que a comunicação social lá não me ajudou. Senti que não tinham a intenção de magoar, acho que as pessoas não entendiam a dimensão do trabalho e as dificuldades e o facto que o treinador estava numa posição híbrida, porque, nos anos anteriores, tudo era muito claro. Com o Sir Alex Ferguson, havia uma estrutura que depois começou a mudar e a estrutura não era muito fluída.»
Se calhar ainda ganhamos a liga se o Manchester City for condenado pelo 'fair-play' financeiro
«Para um treinador, não ter uma estrutura que partilhe os mesmos princípios e valores teve consequências a vários níveis.», concluiu Mourinho, recordando depois uma das maiores conquistas da sua carreira foi na Premier League, com os red devils, em 2017/18: «O 2.º lugar foi um dos meus maiores feitos na carreira.»
«Se calhar ainda ganhamos essa liga, se o Manchester City for condenado pelo fair-play financeiro. Se calhar perdem alguns pontos e ganhamos esse título», brincou ainda o português.
Por fim, o treinador, que saiu dos red devils em dezembro de 2018, comparou a equipa de que dispôs em Manchester em relação aos tempos de glória do clube.
«Se se lembrarem de outras equipas do Man. United e compararem com aquela com que ganhei a Liga Europa… Tinha o Sergio Romero, Antonio Valencia, Daley Blind, Smalling, Darmian, Ander Herrera, Pogba, Fellaini, Juan Mata, Marcus Rashford e Mkhitaryan. Se quiseres comparar com Ferdinand, Vidic, Rooney, Ronaldo, Van der Saar… Por isso foi ótimo conseguir o 2.º lugar.»