Benfica vence Arouca e assume a liderança do grupo (veja o resumo)
As águias entraram com o pé direito na Taça da Liga e sacodem a pressão
O Benfica voltou às vitórias e respira agora melhor. O clube de Lisboa estava pressionado a ganhar o jogo para aspirar a marcar presença na Final Four da Taça da Liga, e não vacilou no Estádio Municipal de Arouca. As águias apresentaram-se com uma nova faceta, alinhando de início com três centrais e Aursnes e João Neves nas alas. A estratégia de Roger Schmidt resultou e o Benfica consegue, assim, sacudir um pouco da pressão.
A equipa mostrou-se a um nível razoável na primeira parte, insistindo com ataques pela zona central, com muita posse de bola e passes rápidos. O Arouca foi defendendo como pôde, apostando no contra-ataque quando possível, mas acabou por sofrer um golo de livre direto aos 26 minutos, com Di María a rematar com efeito para dentro da baliza de Thiago.
A segunda parte contou com um Arouca mais ofensivo nos primeiros minutos, com vontade de empatar a partida, mas a esbarrar na muralha defensiva do Benfica. Os encarnados acabariam por frustrar os arouquenses ao voltar a marcar, com Di María a assistir para João Mário – contudo, o golo viria a ser anulado por posição irregular de Gonçalo Guedes, que participou na jogada. As águias acabariam mesmo por marcar o segundo por intermédio de Arthur Cabral que, após passe de Tengstedt, agarrou a bola na linha do meio-campo e correu até à área adversária, batendo o guarda-redes dos arouquenses. Até ao fim, o Arouca ainda insistiu com incursões na área adversária, mas sem sucesso.
Com este resultado, o Benfica sobe para o primeiro lugar do grupo B, em igualdade de pontuação com o Arouca – ambos com três pontos –, com a equipa encarnada a liderar na diferença de golos.
Veja o resumo:
Veja as incidências do jogo:
91' - Grande jogada do Arouca! O ataque dos arouquenses desenhou uma bela jogada, mas Trubin negou o golo a Mujica.
O árbitro dá cinco minutos de compensação.
90' - Trezza a tentar surpreender Trubin, mas sem sucesso.
89' - Tiago Gouveia com uma iniciativa individual na área do Arouca, mas a rematar ao lado.
86' - Sai António Silva, entra Tomás Araújo.
78' - Substituição para o Benfica, sai Florentino e entra Bernat.
74' - Golo! Marca Arthur Cabral. Passe de Tengstedt, com Arthur Cabral a agarrar a bola na linha do meio-campo e a correr até à área adversária, batendo o guarda-redes dos arouquenses.
68' - Remate de Cristo Gonzaléz, com Trubin a agarrar.
Depois de uns minutos iniciais onde o Arouca foi ameaçando o empate, o Benfica recuperou o controlo da partida.
64' - Remate de João Mário a sair sem potência e à figura.
61' - Remate de Arthur Cabral para fora. Antes, os jogadores do Benfica reclamaram de uma alegada mão na bola na área do Arouca.
56' - Benfica com uma tripla substituição. Saem Di María, Rafa e Gonçalo Guedes, entram Tiago Gouveia, Tengstedt e Arthur Cabral.
56' - Após análise do VAR, o árbitro anula o golo de João Mário por posição irregular de Gonçalo Guedes.
54' - Golo! É golo do benfica. João Mário a fazer o segundo do clube encarnado, com assistência de Di María, e a marcar pelo segundo jogo consecutivo.
52' - Nova oportunidade para o Arouca, com o remate a sair frouxo a Mujica. Os arouquenses entraram na segunda parte com vontade de empatar o jogo.
48' - Perigo para o Arouca! Cruzamento para a área do Benfica, com Rafael Mujica a esticar-se mas a não conseguir desviar a bola para dentro da baliza.
Saem Weverson e Jason do lado do Arouca, e entram Milovanov e Cristo Gonzaléz.
Começa a segunda parte!
Termina a primeira parte!
O Benfica vai para o intervalo a ganhar por 1-0, com o Arouca a tentar reagir como pode. Minutos finais da primeira parte muito discutidos fisicamente, com o árbitro a mostrar três amarelos.
45' - Amarelo para Gonçalo Guedes. Primeira parte já com bastantes cartões mostrados.
39' - Entrada fora de tempo de Rafael Fernandes, castigado com um amarelo. Rafa fica maltratado.
35' - Amarelo para António Silva.
32' - Remate perigoso do Arouca! Boa bola de David Simão, mas Trubin a defender com segurança.
26' - Golo! Di María a bater o livre com sucesso, e a inaugurar o marcador. Vão 7 golos para o extremo argentino pelo Benfica esta temporada.
25' - Amarelo para Montero! Livre periogoso para o Benfica.
18' - Arouca a ameaçar o golo! Contra-ataque rápido da equipa, mas o remate final saiu bastante ao lado da baliza de Trubin.
17' - Que perigo! Bela jogada do Benfica, com Aursnes a rematar ligeiramente ao lado.
Jogo muito disputado no meio-campo do Arouca nos primeiros quinze minutos, com o Benfica a tentar furar a defesa do clube do Norte sem sucesso. Os arouquenses vão tentando atacar quando recuperam a bola.
10' - Livre para o Benfica, com Di María a chutar contra a barreira, e Rafa a rematar ao lado na recarga.
7' - Gonçalo Guedes isolou-se na área mas, com um ângulo pouco favorável, falhou o remate à baliza.
7' - Benfica com dois cantos seguidos inconsequentes.
4' - David Simão a bater o livre, mas a bola sai muito por cima.
3' - Primeira falta do encontro, com Otamendi a travar o ataque do Arouca.
Benfica aparenta estar a jogar com três centrais: António Silva, Otamendi e Morato. Aursnes parece estar a fechar o meio-campo à esquerda, com João Neves mais à direita. Guedes é o escolhido para jogar mais perto da baliza do Arouca.
1' - Grande remate curvado de Di María, a ameaçar o golo!
Rola a bola no Estádio Municipal de Arouca!
As equipas já entraram no relvado! Estás prestes a começar o encontro.
As equipas já aquecem no relvado!
Hélder Carvalho é o escolhido para apitar o encontro. O árbitro vai contar com os assistentes Pedro Martins e Diogo Pereira, Flávio Duarte como 4º árbitro e Hélder Malheiro e Gonçalo Vaz Freire no VAR/AVAR.
O Benfica é a equipa que mais vezes conquistou a Taça da Liga (7), embora não levante o troféu há 7 anos.
Suplentes do Arouca: Arruabarrena, Lawal, Puche, Oriol Busquets, Bogdan Milovanov, Cristo, Bukia, Galovic, Pedro Santos.
Onze do Arouca: Thiago; Tiago Esgaio, Rafael Fernandes, Montero, Weverson; David Simão, Eboue Kouassi; Jason, Morlaye Sylla, Trezza; Rafael Mujica.
Treinador: Daniel Ramos.
Suplentes do Benfica: Samuel S., João Victor, Tomás A., Jurásek, Juan Bernat, Chiquinho, Tiago Gouveia, A. Cabral e Tengstedt.
Onze do Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi, Morato; João Neves, Florentino; Di María, Rafa, João Mário; Guedes.
Treinador: Roger Schmidt.
Já há onzes!
Ouça as declarações de Daniel Ramos na antevisão do jogo.
Boa noite! Acompanhe connosco, minuto a minuto, as incidências do jogo que opõe Arouca a Benfica, a contar para a Taça da Liga no Grupo B. A partida começa às 20:15 horas no Estádio Municipal do Arouca.
Após nova derrota para a Liga dos Campeões e um empate para a Liga Portugal Betclic, o Benfica quererá dar a volta e estrear-se com uma vitória na edição de 2023/2024 da Taça da Liga. As águias vão entrar pressionadas contra a equipa do Norte: o Arouca encontra-se na liderança do Grupo B, tendo disputado e vencido o encontro contra a outra equipa do grupo, o Aves SAD. Em caso de derrota, o Benfica fica automaticamente de fora da Final Four, sendo que um empate mantém a esperança viva, ainda que de forma ténue.
Também o Arouca tem contado com uma forma inconsistente. Embora tenha recentemente vencido o Aves SAD na jornada inaugural do Grupo B da Taça da Liga, bem como derrotado o Felgueiras na 3ª Eliminatória da Taça de Portugal, os Arouquenses vêm de uma série de 5 derrotas seguidas para a Liga Portugal. Os pupilos de Daniel Ramos tentarão mostrar o que valem frente a um Benfica que muitos consideram em crise.
As duas equipas defrontaram-se por 15 vezes. Neste registo, contabilizam-se quinze vitórias para o Benfica, um empate e apenas uma ocasião em que o Arouca sorriu: decorria a época de 2015/2016, e o clube do Norte, à época comandado por Lito Vidigal, derrotava as águias na segunda jornada do campeonato. Rui Vitória, o treinador do clube encarnado na altura, acumulava contestações por parte dos adeptos, à semelhança do que acontece hoje com Roger Schmidt.
Recorde-se que, embora tenha conquistado a Liga na época passada e chegado aos quartos de final da Liga dos Campeões, Roger Schmidt saiu relativamente cedo das restantes competições – a Taça da Liga foi precisamente o primeiro troféu que o treinador alemão ficou impossibilitado de levantar. O Benfica não conseguiu qualificar-se, terminando no segundo lugar do Grupo C com 7 pontos, os mesmos que o Moreirense (que passou em primeiro lugar) mas com menos golos marcados.