Embaixadora do Euro 2024 espera final entre Portugal e Alemanha
A embaixadora para o futebol do Euro 2024, Steffi Jones, em visita à Cidade do Futebol. Foto: Miguel Nunes/ASF.

Embaixadora do Euro 2024 espera final entre Portugal e Alemanha

SELEÇÃO25.03.202416:35

Steffi Jones visitou a Cidade do Futebol e mostrou-se impressionada com as instalações; recordou que Portugal jogará na sua cidade natal, Gelsenkirchen, e elogiou a qualidade do futebol luso

A Cidade do Futebol recebeu na manhã desta segunda-feira a visita de uma comitiva de altos dirigentes da Alemanha, entre responsáveis pela organização do Euro 2024 e embaixadores germânicos em Portugal.

Na comitiva constavam Julia Monar, embaixadora da Alemanha em Portugal, Annett Chojnacki-Bennemann, oficial para os assuntos internacionais do governo alemão, Jakob Jurczyk-Bäumer, e Wenzel Voss, ambos ligados à embaixada da Alemanha em Lisboa, e ainda Tim Steinhaus, director de operações para os serviços da Euro Hospitality Experience no Euro 2024, na Alemanha.

A presença mais mediática foi a de Steffi Jones, embaixadora para o futebol para o Euro 2024 e antiga internacional alemã, que tal como os seus compatriotas assistiu ao anúncio da convocatória de Portugal para as duas primeiras jornadas da fase de apuramento para o Euro 2025 feminino.

No final, Steffi Jones respondeu a questões da imprensa presente, perante a qual manifestou o seu desejo de que a final do Euro 2024 seja disputada entre Alemanha e Portugal. «Serão muitas emoções, muita gente a viajar para a Alemanha. A equipa portuguesa vai, provavelmente, chegar à final e, oxalá, a Alemanha também. Essa é a final que eu esperaria...», admite a antiga futebolista.

Jones manifestou também o seu agrado por vir a ter a seleção portuguesa a jogar em Gelsenkirchen, a sua cidade natal...e onde o futebol português já foi bastante feliz: foi nessa cidade que o FC Porto conquistou a Liga dos Campeões de 2003/2004 e onde Portugal derrotou o México, na fase de grupos do Mundial 2006.

Mónica Jorge, diretora para o futebol feminino da FPF, Julia Monar, embaixadora da Alemanha em Portugal, e Steffi Jones, embaixadora para o futebol do Euro 2024. Foto: Miguel Nunes/ASF.

«Portugal vai jogar na minha cidade natal, Gelsenkirchen! É um grande estádio, prometo que será uma grande atmosfera, por isso venham! Não teremos estádios novos, não necessitamos de novos estádios, temos ótimos estádios e vamos utilizar essas infraestruturas», declarou a antiga internacional por 111 ocasiões pela Alemanha e também antiga selecionadora do país.

Steffi Jones teceu ainda rasgados elogios à Cidade do Futebol e às condições com que se deparou. «Portugal é um ótimo modelo a seguir. Vocês têm tudo aqui, até um pavilhão para futsal que está para chegar»,  enalteceu.

A embaixadora do Euro 2024 mostrou-se impressionada pela capacidade desportiva e competitiva de Portugal, atendendo à sua dimensão territorial e demográfica. «Nós (ndr: Alemanha) temos mais de 6 milhões de jogadores e o que vocês têm, tendo em conta o vosso tamanho, é excelente! Têm a seleção masculina no 7.º lugar do ranking mundial e a seleção feminina em 21.º, é fenomenal», elogiou a antiga futebolista e treinadora, de 51 anos.