Steffi Jones visitou a Cidade do Futebol e mostrou-se impressionada com as instalações; recordou que Portugal jogará na sua cidade natal, Gelsenkirchen, e elogiou a qualidade do futebol luso
A Cidade do Futebol recebeu na manhã desta segunda-feira a visita de uma comitiva de altos dirigentes da Alemanha, entre responsáveis pela organização do Euro 2024 e embaixadores germânicos em Portugal.
Na comitiva constavam Julia Monar, embaixadora da Alemanha em Portugal, Annett Chojnacki-Bennemann, oficial para os assuntos internacionais do governo alemão, Jakob Jurczyk-Bäumer, e Wenzel Voss, ambos ligados à embaixada da Alemanha em Lisboa, e ainda Tim Steinhaus, director de operações para os serviços da Euro Hospitality Experience no Euro 2024, na Alemanha.
A presença mais mediática foi a de Steffi Jones, embaixadora para o futebol para o Euro 2024 e antiga internacional alemã, que tal como os seus compatriotas assistiu ao anúncio da convocatória de Portugal para as duas primeiras jornadas da fase de apuramento para o Euro 2025 feminino.
Selecionador nacional desfez dúvidas sobre a aptidão da avançada, que está convocada por Portugal para os jogos frente a Bósnia e Herzegovina e Malta; garantiu ter mantido contacto regular com o Benfica e falado com Filipa Patão
No final, Steffi Jones respondeu a questões da imprensa presente, perante a qual manifestou o seu desejo de que a final do Euro 2024 seja disputada entre Alemanha e Portugal. «Serão muitas emoções, muita gente a viajar para a Alemanha. A equipa portuguesa vai, provavelmente, chegar à final e, oxalá, a Alemanha também. Essa é a final que eu esperaria...», admite a antiga futebolista.
Jones manifestou também o seu agrado por vir a ter a seleção portuguesa a jogar em Gelsenkirchen, a sua cidade natal...e onde o futebol português já foi bastante feliz: foi nessa cidade que o FC Porto conquistou a Liga dos Campeões de 2003/2004 e onde Portugal derrotou o México, na fase de grupos do Mundial 2006.
«Portugal vai jogar na minha cidade natal, Gelsenkirchen! É um grande estádio, prometo que será uma grande atmosfera, por isso venham! Não teremos estádios novos, não necessitamos de novos estádios, temos ótimos estádios e vamos utilizar essas infraestruturas», declarou a antiga internacional por 111 ocasiões pela Alemanha e também antiga selecionadora do país.
Steffi Jones teceu ainda rasgados elogios à Cidade do Futebol e às condições com que se deparou. «Portugal é um ótimo modelo a seguir. Vocês têm tudo aqui, até um pavilhão para futsal que está para chegar», enalteceu.
A embaixadora do Euro 2024 mostrou-se impressionada pela capacidade desportiva e competitiva de Portugal, atendendo à sua dimensão territorial e demográfica. «Nós (ndr: Alemanha) temos mais de 6 milhões de jogadores e o que vocês têm, tendo em conta o vosso tamanho, é excelente! Têm a seleção masculina no 7.º lugar do ranking mundial e a seleção feminina em 21.º, é fenomenal», elogiou a antiga futebolista e treinadora, de 51 anos.