Portugal convoca Jéssica Silva: «Está apta e fez sentido convocá-la»
Jéssica Silva manteve a sua presença na convocatória de Portugal apesar de não ter competido nos últimos jogos do Benfica. Foto: Bruno de Carvalho/SOPA Images

Portugal convoca Jéssica Silva: «Está apta e fez sentido convocá-la»

Selecionador nacional desfez dúvidas sobre a aptidão da avançada, que está convocada por Portugal para os jogos frente a Bósnia e Herzegovina e Malta; garantiu ter mantido contacto regular com o Benfica e falado com Filipa Patão

As várias mexidas na convocatória de Portugal para as primeiras duas jornadas da fase de qualificação para o Euro 2025 feminino, entre quatro regressos e outras ausências, foram alvo da atenção do selecionador nacional, Francisco Neto, mas o principal destaque residiu numa convocatória habitual da equipa nacional: apesar de não ter competido nos últimos dois jogos oficiais do Benfica, frente a Lyon (Liga dos Campeões) e SC Braga (campeonato), a atacante das encarnadas figura entre as 25 eleitas da equipa nacional.

Instado a comentar a situação de Jéssica em conferência de imprensa realizada na Cidade do Futebol, o técnico nacional procurou não se comprometer nem adensar polémicas, limitando-se a confirmar que a jogadora de 29 anos, se encontra apta para competir.

«Relativamente à Jéssica, a informação que recolhemos, em conversa com o Benfica, é que todas as jogadoras pré-convocadas estão aptas e disponíveis para os nossos estágios e em função disso fez sentido convocar a Jéssica. A informação do nosso boletim clínico é que para os nossos timings a Jéssica estará disponível para fazer o seu trabalho normal com as colegas, e por isso a sua convocatória», anunciou Francisco Neto, que conta com os préstimos de Jéssica Silva para as duas partidas de Portugal.

«A informação que recolhemos junto do Benfica, que é normalmente as que recolhemos para as convocatórias, tenho esse cuidado de falar com os todos os treinadores das jogadoras que estão na lista das pré-convocadas para perceber se há algum entrave. A informação que temos é que não há entrave nenhum», explicou, deixando subentendido que falou com a treinadora do Benfica, Filipa Patão, e que não existe qualquer tipo de constrangimento que impeça a utilização da avançada, internacional por 109 ocasiões.

Além da situação de Jéssica, o regresso de Diana Silva foi saudado pelo técnico nacional. «A Diana não pôde estar connosco na última convocatória, e o boletim clínico assim o mostrou, porque estava com um problema num joelho e não esteve nos jogos do Sporting, anteriores à convocatória. Recuperou e está num bom momento», constatou, feliz por voltar a contar com uma peça influente na equipa e já com 101 internacionalizações acumuladas, num ataque cuja principal surpresa reside na chamada de Nádia Gomes.

A ponta de lança, que representa as Chicago Red Stars, da liga profissional dos EUA, foi também elogiada por Francisco Neto. «Teve a bênção de ser mãe e esteve algum tempo afastada, fez o seu trabalho de voltar à prática desportiva e ao profissionalismo. Esteve agora num processo de readaptação com a equipa de Chicago e só mesmo por isso é que não esteve na última convocatória», assinalou o selecionador, que conta com a atacante de 27 anos como mais um trunfo para fazer golos.

Relativamente ao arranque da fase de qualificação e as esperanças de Portugal em repetir a presença na fase final de um Campeonato da Europa, o treinador assinala que a perspetiva é a de «ir jogo a jogo, passo a passo», focando a atenção nos embates frente a Bósnia e Herzegovina e Malta, nos próximos dias 5 e 9 de abril.

«Não adianta estarmos a pensar muito no que será o play-off de outubro e novembro se não formos suficientemente competentes para fazermos as coisas bem até julho. Esta nossa caminhada para o Campeonato da Europa vai ter muitos jogos e temos de encarar cada um deles como uma final», alertou, determinado em vencer as duas primeiras rondas do apuramento.