Benfica - o importante é ter saúde

OPINIÃO02.09.202407:30

Saída de Rui Costa da bancada do estádio do Moreirense foi sinal claro de que algo teria de mudar; 'Para lá da linha' é uma opinião semanal

Minutos depois do sorteio da nova Liga dos Campeões, na semana passada, os comentários na publicação do Benfica na rede social X que anunciava os adversários eram um bom barómetro do que os adeptos estavam a sentir.

Um sugeria ao presidente Rui Costa vender este e arranjar novo sorteio, outro suspirava: o importante é ter saúde. Diz muito sobre o estado anímico dos adeptos - e ainda estávamos em agosto. Desânimo. Desconfiança. O sentimento de que se calhar nem vale a pena ir defrontar Bayern Munique, Barcelona ou Atl. Madrid.

Depois, o jogo pobre frente ao Moreirense (1-1) e, nas entrevistas rápidas, um desalinhamento – mais um - entre as declarações do capitão Nicolas Otamendi e o treinador Roger Schmidt, que muitas vezes surpreendeu com a análise ao jogo. «O primeiro tempo não foi, de todo, bom. Temos muito a melhorar e vamos ver se depois da paragem para as seleções temos reação rápida», disse o argentino.

«Para ser honesto, não sei porque não estamos a conseguir marcar golos», disse o alemão. Por esta altura, 23 horas de sexta à noite, Schmidt já não era mesmo treinador do Benfica. Deixara de o ser no momento em que Rui Costa saiu da bancada do estádio do Moreirense, após o golo da equipa da casa. Imagem forte de mais para não ter uma consequência. E Schmidt sabia-o, pela forma como recolheu rapidamente ao balneário.

Também podemos ver o lado do treinador. Ficou sem jogadores importantes, sim – não se cansou de referir Gonçalo Ramos e Enzo Fernández muito depois de terem saído. E ainda agora falou em Grimaldo, quando citava jogadores-chave perdidos como vai ser – ia ser? – João Mário. O que fez a SAD para compensar as saídas, num mercado feito por empréstimos, como Amdouni? Há João Neves, sobre o qual não terá tido muito a dizer, e David Neres – aqui sim, pois a ideia que ficou foi que o jogador quis sair. E quando não há espaço para um jogador destes...

Contas feitas, quem desajudou mais quem? A SAD que não deu a Schmidt peças equivalentes, ou o treinador que não as soube por a jogar? Sendo a separação inevitável, importante mesmo é ter saúde.