Há falta no primeiro golo do Benfica? A análise de Duarte Gomes
Cláudio Pereira foi o árbitro do Benfica-Santa Clara (Miguel Nunes)

Há falta no primeiro golo do Benfica? A análise de Duarte Gomes

NACIONAL14.09.202423:56

Um erro de análise diluído em resultado avolumado

Cláudio Pereira viajou até Lisboa, onde dirigiu o SL Benfica / CD Santa Clara, jogo que se realizou no Estádio da Luz.

O árbitro internacional da AF Aveiro contou com a colaboração à distância do portuense Rui Costa, que desempenhou a função de vídeo árbitro (a partir da Cidade do Futebol,  em Oeiras).

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

1' O golo inaugural aconteceu vinte e três segundos após o pontapé de saída, o que mais uma vez prova a teoria que quando a bola rola, tudo pode acontecer. Vinicius Junior aproveitou erro defensivo do adversário para marcar o primeiro da partida. Lance bem validado.

22' Lucas, sem possibilidade de jogar a bola (estava uns metros à frente), tocou no pé de Akturkoglu apenas para impedir a sua progressão. Em si, o gesto poderá ter sido antidesportivo, embora a infração não tenha sido perigosa. Talvez por isso o árbitro entendeu que o aviso firme ao infrator seria suficiente. Foi coerente na gestão, porque fez o mesmo pouco antes em falta cometida por Florentino Luís.

27' O golo do empate merece análise técnica detalhada. Comecemos pelo fim: a finalização de Akturkoglu, a passe de Kokcu, foi legal. Esse é um facto objetivo. O problema é que vinte segundos antes da bola entrar na baliza do Santa Clara, Otamendi cometeu infração por trás, negligente (claramente para cartão amarelo), sobre Safira. A questão é tentar perceber se isso aconteceu ou não na mesma fase de ataque do golo, que é como quem diz, se o lance era ou não passível de revisão do VAR. A verdade é que três jogadores do Santa Clara tocaram a bola depois da falta não ser assinalada, o que pode pressupor que foi criada nova jogada. Mas sem prejuízo dessa interpretação - discutível, porque tocar/aliviar a bola não é sinónimo de detê-la ou controlá-la sem pressão, como sugere o protocolo -, o facto do vídeo árbitro poder ou não intervir ali não anulou a existência factual de uma infração da equipa atacante cometida pouco antes do golo, sem que a bola saísse do terreno ou este parasse por qualquer razão.

30' Safira, que sofreu falta muito dura (calcanhar de aquiles) no lance anterior, foi advertido por eventuais protestos ou por demorar a sair do terreno. As imagens não foram esclarecedoras.

34' Golo de Florentino, após assistência de Otamendi. Tudo certo.

47' Golo de António Silva, a finalizar jogada regular do ataque encarnado.

58' Golo legal de Di Maria, a aumentar a vantagem para a equipa visitada.

70' Bah, ainda fora da área encarnada, encostou lateralmente em Gabriel Silva, ganhando o lance com o ombro. O contacto existiu, mas na nossa opinião não era passível de pontapé-livre direto. Esteve bem Cláudio Pereira ao nada assinalar (o avançado brasileiro pediu ao árbitro que revisse o lance, para que fosse sancionado eventual pontapé de penálti).

72' Luís Rocha chegou tarde à dividida, acabando por atingir o pé de Pavlidis com evidente negligência. Foi advertido com justiça.

74' Cartão amarelo bem exibido a António Silva após derrubar Safira, cortando ataque prometedor conduzido pelo adversário.

78' Sidney desviou para canto bola conduzida por Schjelderup. A equipa de arbitragem não se apercebeu do toque ligeiro e recomeçou (erradamente) o jogo com pontapé de baliza favorável à equipa açoriana.

88' Lance interessante para esclarecimento técnico: Florentino Luís colocou a bola na esquerda, havendo corte de Sydney que acabou por isolar Schjelderup. Por acaso o avançado norueguês estava em posição legal quando o colega de equipa fez o passe. Se estivesse adiantado, o fora de jogo teria que ser sancionado, porque o defesa brasileiro do Santa Clara não jogou a bola deliberadamente.

90' Cartão amarelo bem mostrado a Serginho por ter agarrado/estorvado por largos metros a tentativa de Prestiani em sair a jogar. A infração foi claramente antidesportiva.

Nota - 5