Toto Wolff admite ter pedido penalização para Sainz no GP de Las Vegas
Toto Wolff é chefe de equipa da Mercedes (IMAGO)

Toto Wolff admite ter pedido penalização para Sainz no GP de Las Vegas

FÓRMULA 104.01.202414:53

Piloto da Ferrari foi punido após uma tampa de esgoto ter danificado o seu monolugar na primeira sessão de treinos, obrigando a substituição de peças no carro

Continua a fazer correr tinta o GP de Las Vegas, que ficou marcada com o incidente que envolveu Carlos Sainz, da Ferrari, quando, decorridos sete minutos da primeira sessão de treinos, uma tampa de esgoto soltou-se e danificou o monolugar do piloto espanhol. 

Carlos Sainz viria a ser penalizado com dez lugares na grelha de partida, devido à troca de vários componentes no seu Ferrari após o incidente, situação que motivou grande revolta não só ao piloto como à equipa da marca italiana. 

Mais tarde, o piloto apontou o dedo a uma marca concorrente, dizendo que foi feita pressão junto dos comissários para que fosse penalizado. 

Agora, em entrevista ao planetf1.com, Toto Wolff, chefe de equipa da Mercedes, admitiu que foi ele quem pediu penalização para o piloto espanhol, ao abrigo dos regulamentos. 

Qualquer chefe de equipa na minha posição teria feito o mesmo, porque se temos a a possibilidade de penalizar um carro rival, temos de fazê-lo

«Ponho-me no lugar do piloto e claro que considero a punição injusta. Mas, é preciso analisar e até mudar as regras. Como se define o que é de força maior? Se passar por cima de um pino e destruir o carro, é força maior? Se outro piloto tiver um erro de cálculo e causar um acidente e destrói o seu carro, isso é força maior? Se um pássaro pousar e danificar o seu carro, é força maior? É difícil... Eu, enquanto chefe de equipa, uma equipa rival que está a lutar pelo P2, tenho que olhar para o regulamento. E se está no regulamento preciso de agir em benefício da minha equipa e das 2500 pessoas que nela trabalham», revelou. 

Mas Wolff não quer ser visto como vilão: «É injusto para o piloto, sim, mas, repito, qualquer chefe de equipa na minha posição teria feito o mesmo, porque se temos a a possibilidade de penalizar um carro rival, temos de fazê-lo.»