Verstappen vence em Las Vegas, Leclerc bate Pérez na última curva
Neerlandês soma e segue mesmo com vários incidentes pelo caminho
Max Verstappen venceu este domingo o Grande Prémio de Las Vegas em Fórmula 1, à frente de Charles Leclerc, que partiu da pole position, em Ferrari, e do companheiro de equipa na Red Bull Sergio Pérez, que fechou o pódio. Foi o 18.º triunfo em 21 possíveis por parte do tricampeão mundial, que só não foi feliz na Arábia Saudita (2.º), no Azerbaijão (2.º) e em Singapura (5.º).
O neerlandês ultrapassou Charles Leclerc logo na primeira curva, mas empurrou o monegasco para fora de pista, o que lhe valeu cinco segundos de penalização na primeira paragem nas boxes. Nessa altura, já tinha sido de novo passado em pista pelo piloto da Ferrari, que pareceu mais competitivo com os pneus médios.
No regresso à corrida, Verstappen perdeu várias posições e, na tentativa de recuperar, não evitou uma colisão com George Russell. O inglês da Mercedes foi penalizado com cinco segundos por ser o responsável pelo embate e a pista ficou com destroços de ambos os monolugares, o que obrigou à introdução de um segundo safety car virtual - o primeiro tinha acontecido logo nas primeiras voltas, com o despiste que obrigou à desistência de Lando Norris (McLaren).
Sem muitos danos no carro, Verstappen parou para meter novos duros, ao contrário do que fez Leclerc, que ficou em desvantagem. O Red Bull mostrou-se bem mais competitivo com pneumáticos de composição mais resistente e nova troca de liderança tornou-se mais ou menos expetável, o que acabou por acontecer.
Sergio Pérez fez uma corrida de trás para a frente, depois de ter partido do 12.º lugar. Teve uma colisão no arranque, trocou de pneus mais cedo e chegou a primeiro com as paragens dos rivais. Foi depois ultrapassado por Leclerc e Verstappen, permitindo ao tricampeão do mundo lutar pela liderança e recuperá-la.
Uma saída mais larga de Leclerc devolveu ao mexicano o segundo posto, mas na última curva voltou a ceder a posição para o monegasco. No entanto, com Lewis Hamilton bem lá para trás, no sétimo posto, Pérez garantiu já o segundo lugar na geral de pilotos. O britânico também já não perde o terceiro posto final.
Verstappen torna-se o primeiro a vencer três Grandes Prémios no mesmo país (Estados Unidos) no mesmo ano.
Esteban Ocon (Alpine) foi 4.º, Lance Stroll (Aston Martin) 5.º, Carlos Sainz (Ferrari) 6.º, Lewis Hamilton (Mercedes) 7º, George Russel (Mercedes) 8.º, Fernando Alonso (Aston Martin) 9.º, Oscar Piastri (Mc Laren) 10.º. Além de Norris, também desistiram Nico Hulkenberg (Haas) e Yuki Tsunoda (Alpha Tauri).
A temporada fecha já no próximo fim de semana, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.