Aos 32 anos, será este o melhor Salah de sempre?

INTERNACIONAL22.12.202420:33

Egípcio vem a atuar num nível altíssimo e continua a quebrar recordes

Mais dois golos e duas assistências – Salah não tirou o pé do acelerador frente ao Tottenham, naquela que ameaça ser uma temporada histórica para o avançado, dadas as contribuições constantes que tem feito na frente de ataque. Tanto a marcar como assistir, neste momento, não há ninguém melhor do que o Faraó.

Isto porque, com esta exibição, Salah já é o melhor marcador da Premier League – 15 golos, mais dois do que Erling Haaland – e o jogador com mais assistências – 11, mais uma do que Bukayo Saka. Mas esta forma também se tem refletido nas outras competições onde tem atuado.

Salah soma 33 contribuições diretas para golo na temporada (18 golos e 15 assistências), mais do que qualquer outro jogador das cinco principais ligas europeias. Após o jogo deste domingo, o egípcio disse à Sky Sports que não segue os recordes: «Apenas continuo a trabalhar arduamente.» Mas com estas exibições, os recordes é que o ameaçam perseguir.

O rendimento do avançado – que ainda só tem contrato com o Liverpool até ao final da época – também impressiona pela regularidade ao longo dos anos. Segundo a Imprensa inglesa, Salah é o primeiro jogador de sempre a registar mais de 10 golos e 10 assistências em quatro épocas seguidas do campeonato inglês – e não fosse uma campanha de 2020/21 menos inspirada, já teria alcançado esta marca nas últimas seis temporadas.

Voltando a 2024/25, Salah também bateu o recorde de mais contribuições diretas para golo (golos e assistências, com 26) na Premier antes da 18.ª jornada, o tradicional Boxing Day. Bateu o registo de Alan Shearer (25), que perdurava desde 1994/95.

Fazendo história também no clube

Sendo já indiscutivelmente um dos melhores jogadores de sempre dos reds, com o bis deste domingo, Salah chegou aos 229 golos pela equipa de Merseyside e já é o quarto melhor marcador de sempre da mesma, tendo ultrapassado Billy Liddell. Salah tem boas hipóteses de chegar ao pódio de melhores marcadores da história do clube, já que o 3.º classificado desta lista, Gordon Hogson, somou 241 golos. Seguem-se Roger Hunt (285 golos) e Ian Rush (346 golos).

Salah é, assim, um dos principais motivos que levam o Liverpool a estar isolado na liderança da Premier League e se mantiver este rendimento, poderá ajudar a equipa a reeditar o título de campeão inglês de 2020.