Liverpool dá lição de futebol ao Tottenham em jogo com 9 (!) golos

‘Reds’ golearam os ‘Spurs’ em Londres e recuperaram os quatro pontos de vantagem para o segundo classificado, tendo ainda um jogo a menos; Salah ultrapassou Haaland e Saka na lista de melhores marcadores e assistentes, respetivamente

Perante o deslize do Chelsea no terreno do Everton, o Liverpool tinha de derrotar o Tottenham, em Londres, para recuperar os quatro pontos de vantagem para o segundo classificado, à partida para a 17.ª jornada, na liderança da Premier League, e conseguiu.

Os Reds golearam, por 6-3, e até podiam ter marcado logo no segundo minuto, com Forster a errar novamente na saída de bola, depois de ter oferecido dois golos ao Man. United na última partida, mas Salah atirou para fora.

O primeiro golo do encontro surgiu apenas ao minuto 23 e num cruzamento teleguiado de Alexander-Arnold para a cabeça de Luis Díaz, que fez o 10.º golo da temporada.

A equipa de Arne Slot continou a pressionar e não deixou o seu adversário respirar, chegando, naturalmente, ao segundo golo: Mac Allister aproveitou uma bola perdida na grande área, após um duelo aéreo, e aumentou a vantagem, de cabeça, ao minuto 36.

A resposta dos visitados foi imediata e, num lance em que os visitantes ficaram a pediram falta sobre o argentino, que perdeu a bola à entrada da sua grande área, James Maddison apanhou Alisson de surpresa e reduziu com um belo pontapé, ao minuto 41.

No entanto, em cima do intervalo, os forasteiros voltariam a colocar a vantagem em dois golos de diferença e numa saída de bola espetacular, apesar da pressão do oponente: Arnold apostou na profunidade, Szoboszlai ganhou de cabeça e Salah devolveu-lhe a bola, com o húngaro a faturar, colocando-a entre as pernas do guarda-redes.

No segundo tempo, entrou em ação Mohamed Salah, que se isolou na lista de melhores mercadores da liga inglesa. O primeiro foi provavelmente um dos golos mais fáceis da sua carreira, com o jovem Gray a fazer um duplo corte em cima da linha de golo e, à terceira, o egípcio marcou.

Nem sete minutos depois, numa grande jogada coletiva, Szoboszlai assistiu o extremo de 32 anos, que chegou aos 15 golos no campeonato, ultrapassando Haaland (13).

Parecia que o jogo estava decidido, mas Kulusevski ainda reduziu, ao minuto 72, após uma bela assistência de Solanke, que também colocou o seu nome na lista de marcadores, dez minutos depois, a passe de Johnson.

Segundos depois, Luis Díaz, que abriu o marcador, também o fechou, chegando ao bis com mais uma assistência de Salah: 11 passes para golo, um a mais do que Saka, que era antes o líder isolado deste registo.

Com este triunfo, os Reds mantém-se na liderança isolada da liga inglesa, com mais quatro pontos que o Chelsea, segundo classificado, enquanto os Spurs continuam apenas no 11.º lugar.