Mundial da Austrália-2027 alargado para 24 equipas
Portugal festeja vitória sobre as Fiji (Foto: Colorsport/IMAGO)
Foto: IMAGO

Mundial da Austrália-2027 alargado para 24 equipas

RÂGUEBI24.10.202313:54

Portugal na expetativa de apuramento direto para 2027. Modelo de qualificação decidido após o França 2023

O próximo campeonato do mundo de râguebi, a decorrer na Austrália, em 2027, será alargado a 24 equipas, mais quatro do que o Mundial França 2023, anunciou esta terça-feira, em Paris, a Word Rugby.

A realizar entre 1 de outubro e 13 de novembro de 2027, este alargamento histórico será «a maior reformulação do quadro competitivo desde 1987», ano do primeiro mundial, sublinhou em comunicado a organização que dirige a modalidade a nível planetário, uma reestruturação que procura «aumentar a competitividade global», lê-se no documento.

Este alargamento alimenta as expetativas portuguesas de apuramento direto para o Austrália 2027, partindo da premissa da manutenção dos critérios em curso de apuramento para os campeonatos do mundo. Até à data, e que esteve em vigor para o França 2023, os 3.º classificados (acrescido das nações apuradas para os quartos de final) garantem presença automática sem necessidade de discutirem a qualificação regional e continental. Portugal venceu nesta edição um jogo pela primeira vez, ao bater Fiji.

Ainda antes de terminar a edição de 2023 - a final entre Nova Zelândia e África do Sul será no sábado - , já são conhecidas 12 das 24 seleções qualificadas para 2027: Austrália (país organizador), Fiji, Nova Zelândia, Argentina, África do Sul, Itália, Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda e França.

Ainda sem adiantar pormenores do processo, a ser anunciado «após o balanço do França 2023 em consulta com as federações e regiões», a World Rugby detalhou, para já, os moldes em se disputará a competição reduzida de sete para seis semanas (sete fins de semana), quatro delas dedicadas somente à fase de grupos.

O novo formato contempla seis grupos de quatro seleções, ao contrário das 5 agora verificadas, pelo que deixará de haver fim de semana de folga. Uma ronda de 16 precede os quartos de final e que incluirá os dois primeiros classificados de cada grupo acompanhados dos quatro melhores terceiros.  

«O campeonato do mundo de râguebi 2023 mostrou o potencial que há para além das nações top-10 e top-12, se pensarmos grande e pensarmos de forma inclusiva. Não é aceitável aceitar o status quo. Não é aceitável não fazer nada», sublinhou Sir Bill Beaumont, chairman da World Rugby. «A decisão de aumentar o Mundial 2027 para 24 equipas era o mais lógico e certo de fazer. Estamos focados em aumentar os níveis e reduzir o fosso», acrescentou.

(notícia atualizada às 14.02 horas)