Boavista goleia Vizela e coloca fim a jejum de quase quatro meses! (veja o resumo)
Sasso, Tiago Morais, Rodrigo Abascal e Robert Bozenik marcaram os golos da vitória gorda das panteras; Samuel Essende, já na parte final, apontou o tento de honra dos minhotos; axadrezados passam a respirar melhor na tabela classificativa, vizelenses mantêm-se abaixo da linha de água
18 de setembro de 2023. Tinha sido neste dia que o Boavista vencera pela última vez na presente edição da Liga. Nessa data, as panteras haviam goleado o Chaves (4-1), jogava-se, então, a 5.ª jornada.
A partir desse momento, os problemas foram surgindo em catadupa para os lados do Bessa - greve dos funcionários, ameaças do corpo clínico em não comparecer aos jogos, recusa dos jogadores em treinar (tudo devido a ordenados em atraso), saída, depois, de Petit do comando técnico... - e todos esses 'casos e casinhos' tiveram influência direta nas prestações da equipa. E nos resultados, claro está.
Nos 13 jogos seguintes, os boavisteiros conseguiram apenas um triunfo - para a Taça de Portugal, diante da Oliveirense (3-1) - somando cinco empates e sete derrotas.
Mas como não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe, eis que o Boavista deu uma autêntica prova de vida em Vizela. E não só venceu, como goleou. Convencendo.
Os minhotos até entraram melhor e dispuseram de boas situações para inaugurarem o marcador, mas a estratégia das panteras estava muito bem estudada e as transições ofensivas foram letais. Foi assim que Sasso (24') abriu o ativo, na sequência de um cruzamento da esquerda de Tiago Morais que Buntic defendeu para a frente, e que Tiago Morais, lançado na perfeição por Miguel Reisinho, fez o 2-0 com que chegou o intervalo.
Se o Vizela tinha no horizonte uma reação na etapa complementar, a mesma caiu por terra logo aos 52 minutos, quando Rodrigo Abascal, ainda do seu meio-campo defensivo, cobrou de forma direta um livre e colocou a bola no fundo das redes da baliza do surpreendido Buntic. Estava encontrado o vencedor.
A goleada boavisteira ainda subiu de tom aos 65 minutos, quando Robert Bozenik, de cabeça, deu o melhor seguimento a um cruzamento da direita de Luís Santos.
O melhor que os minhotos conseguiram fazer foi chegar ao golo de honra, quando Samuel Essende, já perto do fim, correspondeu à assistência de Hugo Oliveira e bateu João Gonçalves.
O regresso do Boavista às vitórias coloca a formação orientada por Ricardo Paiva a respirar um pouco melhor, uma vez que chega aos 20 pontos e termina a primeira volta da Liga no 9.º lugar, ao passo que o desaire do Vizela deixa a equipa de Rubén de la Barrera no 17.º e penúltimo lugar da tabela classificativa, com 13 pontos.
Recorde o filme do jogo:
Final da partida! Vizela 1 Boavista 4
Foi de goleada que os axadrezados regressaram aos triunfos para o Campeonato. A última vitória das panteras na elite nacional tinha sido a 18 de setembro de 2023, mas hoje, em Vizela, os três pontos voltaram a sorrir à formação do Bessa. Sasso e Tiago Morais levaram os axadrezados em vantagem para o intervalo - isto num período em que os minhotos tiveram claro domínio das operações -, sendo que, na etapa complementar, o conjunto orientado por Ricardo Paiva consumou a goleada. Rodrigo Abascal, com um livre direto ainda dentro do seu meio-campo defensivo (!) e Robert Bozenik também inscreveram os seus nomes na lista de marcadores, cabendo a Samuel Essende, já na parte final, apontar o tento de honra da formação orientada por Rubén de la Barrera. Vitória justíssima do Boavista, ainda que por números exagerados.
90+3': Cartão amarelo a Robert Bozenik (Boavista).
Tempo adicional mínimo: 3 minutos
88': Dupla substituição no Boavista, com as saídas de Bruno Lourenço e Miguel Reisinho para as entradas de Joel Silva e Tiago Machado.
Golo do Vizela! 1-4
Incursão de Hugo Oliveira pelo flanco direito, cruzamento para o coração da área e Samuel Essende, depois de fugir à marcação contrária, desviou de primeira para o fundo das redes da baliza de João Gonçalves.
87': Pontapé de canto batido por Matías Lacava do lado direito e Busnic, de cabeça, atirou a rasar o poste esquerdo da baliza de João Gonçalves.
83': Remate de Samu, com o pé direito, já dentro da área, com João Gonçalves a voltar a demonstrar bons reflexos e, com o pé, a negar o golo de honra ao Vizela.
79': Substituição no Boavista, com a saída de Tiago Morais para a entrada de Martim Tavares.
78': Cartão amarelo a Samuel Essende (Vizela).
76': Cruzamento da direita de Matías Lacava e Matheus Pereira, ao segundo poste, tentou a sua sorte, com um remate cruzado, mas a bola saiu por cima da barra da baliza boavisteira.
72': Mais uma aproximação perigosa do Vizela à baliza do Boavista, desta feita com um remate cruzado de Diogo Nascimento, já dentro da área, para uma excelente intervenção de João Gonçalves.
70': Grande oportunidade para o Vizela! Matías Lacava, à entrada da área, rematou em jeito, com o pé esquerdo, levando a bola a embater com estrondo na barra da baliza defendida por João Gonçalves.
67': Dupla substituição no Boavista, com as saídas de Filipe Ferreira e Seba Pérez para as entradas de Berna Conceição e Vukotic.
Golo do Boavista! 0-4
Cruzamento do lado direito de Luís Santos e Robert Bozenik, à ponta de lança, disse que sim de cabeça e bateu pela quarta vez o desamparado Buntic. Os axadrezados preparam-se para tirar a 'barriga de misérias' e logo com uma goleada...
62': Decisão revertida pelo VAR. Não que o penálti não tivesse sido bem assinalado (porque foi, efetivamente), mas porque Alex Méndez, que disputou, depois, o lance com Seba Pérez, no interior da área do Boavista, estava em posição irregular.
62': Penálti para o Vizela! Seba Pérez derrubou Alex Méndez no interior da área e o árbitro da partida apontou para a marca dos 11 metros.
58': Samu progrediu com o esférico controlado pelo flanco esquerdo e, já dentro da área, rematou em jeito com a bola a sair perto do poste direito da baliza defendida por João Gonçalves.
57': Dupla substituição no Vizela, com as saídas de Bruno Wilson e Abdul para as entradas de Rodrigo Escoval e Busnic.
56': Remate de Bruno Lourenço, à entrada da área, com a bola a sair à figura de Buntic.
Golo do Boavista! 0-3
Que golaço!! Rodrigo Abascal, na cobrança de um livre direto ainda no seu meio-campo defensivo, viu Buntic adiantado e rematou com conta, peso e medida para o fundo das redes da baliza minhota. O defesa-central uruguaio candidata-se, claramente, ao prémio de melhor golo da jornada! É para ver e... rever.
53': Livre cobrado à esquerda por Matheus Pereira e Anderson, no centro da área, cabeceia ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza de João Gonçalves.
46': Substituição no Vizela, com a saída de Rafael Bustamante para a entrada de Alex Méndez.
Início da segunda parte!
Sai, agora, o Boavista. Os axadrezados entram para a etapa complementar com uma confortável vantagem no marcador, cabendo, por isso, ao Vizela uma reação afirmativa para tentar inverter o rumo dos acontecimentos.
Intervalo! Vizela 0 Boavista 2
O futebol é mesmo eficácia! E o duelo entre minhotos e portuenses está a demonstrar isso mesmo. O Vizela tem sido a equipa mais dominadora, aquela que mais tempo joga no meio-campo adversário e a que mais aproximações à baliza contrária contabiliza - até com algumas situações claras de finalização, como foi o caso do lance em que Samuel Essende rematou para defesa de João Gonçalves para o poste -, mas o Boavista, apresentando uma excelente organização defensiva, tem estado letal nas transições e foi assim que marcou por duas vezes. Primeiro por Sasso, na sequência de um cruzamento da esquerda que Buntic defendeu para a frente, e depois pelo próprio Tiago Morais que, lançado em velocidade por Miguel Reisinho (o extremo arrancou ainda do seu meio-campo defensivo!), não perdoou na cara do guarda-redes contrário, mesmo que Hugo Oliveira tenha tentado, até à última impedir o sucesso da ação do número 21 dos boavisteiros.
45+2': Cartão amarelo a Matheus Pereira (Vizela).
45+1': Remate de fora da área de Matías Lacava, ligeiramente descaído para o flanco direito, com a bola a sair por cima da barra da baliza boavisteira.
Tempo adicional mínimo: 3 minutos
41': Rubén de la Barrera, treinador do Vizela, excedeu-se nos protestos na sequência do lance que deu origem ao segundo golo do Boavista, queixando-se de uma falta no início da jogada, foi advertido com o cartão amarelo.
Golo do Boavista! 0-2
Assistência primorosa de Miguel Reisinho a isolar Tiago Morais, com o jovem extremo, depois de arrancar ainda do seu meio-campo defensivo, a isolar-se perante Buntic e, à saída do guarda-redes, vizelense, a rematar para o fundo das redes. Hugo Oliveira, que acompanhou o movimento do número 21 dos axadrezados, ainda conseguiu tocar na bola, mas a verdade é que esse desvio não foi suficiente para impedir mais um golo do Boavista.
Partida interrompida para que seja prestada assistência médica a Filipe Ferreira (Boavista).
32': Transição rápida do Boavista, passe de morte de Tiago Morais para Robert Bozenik e o ponta de lança eslovaco a rematar de pé esquerdo para excelente intervenção de Buntic.
31': Pontapé de canto cobrado por Diogo Nascimento do lado esquerdo e Samuel Essende, ao segundo poste, cabeceou com objetividade, mas João Gonçalves acompanhou a trajetória do esférico e amarrou com segurança.
29': Remate de Rafael Bustamante, de fora da área, para defesa atenta de João Gonçalves.
Golo do Boavista! 0-1
Cruzamento da esquerda de Tiago Morais, defesa de Buntic para a frente e Sasso, que se tinha incorporado no ataque num lance de bola parada imediatamente anterior, rematou de primeira para o fundo das redes da baliza vizelense. As panteras estão na frente do marcador no Minho.
22': Tiago Morais fletiu da esquerda para o centro e, ainda de fora da área, rematou cruzado, ligeiramente por cima da barra.
18': Cartão amarelo a Filipe Ferreira (Boavista).
14': Livre direto de Rodrigo Abascal, com a bola a sair ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Buntic.
9': Outra vez o Vizela a ameaçar... Toque de calcanhar de Diogo Nascimento para Matías Lacava, cruzamento do extremo venezuelano, no corredor direito, e Samuel Essende, à entrada da pequena área, desviou de primeira fazendo a bola passar muito perto do poste esquerdo.
8': Remate de longe de Abdul, ao lado do poste direito da baliza defendida por João Gonçalves.
7': Grande oportunidade para o Vizela! Passe de morte de Samu e Samuel Essende, já dentro da área, rematou cruzado, com João Gonçalves, por instinto, a defender para o seu poste direito. Esteve à vista o primeiro para o conjunto minhoto...
Início da partida!
O pontapé de saída foi dado pelo Vizela, que joga com o seu equipamento tradicional, ou seja, camisola azul bebé e calção azul escuro. O Boavista, por seu turno, apresenta um dos seus equipamentos alternativos, todo de amarelo.
As três equipas já subiram ao relvado do Estádio Clube de Vizela. A chuva vai caindo, ainda que de forma intermitente, o que pode complicar a vida aos artistas. Os capitães irão, agora, para a tradicional cerimónia de escolha de campo e bola e, depois disso, estará tudo pronto para a bola rolar no Minho.
Já Ricardo Paiva, técnico do Boavista, efetua apenas uma alteração na equipa que havia apresentado de início diante do FC Porto (1-1), na última jornada da Liga: Pedro Malheiro (lesionado) é substituído por Luís Santos.
Rubén de la Barrera, treinador do Vizela, promove seis alterações em relação ao último jogo dos vizelenses, que foi realizado na passada quarta-feira, diante do Arouca (1-0), para a Taça de Portugal. Ruberto, Jota, Rodrigo Escoval, Busnic, Alex Méndez e Messias saltam do onze, entrando para os seus lugares Buntic, Bruno Wilson, Anderson, Rafael Bustamante, Samu e Samuel Essende.
Boavista (Treinador): Ricardo Paiva
Boavista (suplentes): Tomé Sousa, Masaki Watai, Joel Silva, Vukotic, Jeriel De Santis, Gonçalo Miguel, Martim Tavares, Berna Conceição e Tiago Machado
Boavista (titulares): João Gonçalves; Luís Santos, Sasso, Rodrigo Abascal e Filipe Ferreira; Seba Pérez (C) e Makouta; Bruno Lourenço, Miguel Reisinho e Tiago Morais; Robert Bozenik
Vizela (treinador): Rubén de la Barrera
Vizela (suplentes): Ruberto, Jota, Alex Méndez, Lebedenko, Busnic, Rodrigo Escoval, Alberto Soro, Messias e Tomás Silva
Vizela (titulares): Buntic; Hugo Oliveira, Bruno Wilson, Anderson e Matheus Pereira; Rafael Bustamante e Diogo Nascimento; Matías Lacava, Samu (C) e Abdul; Samuel Essende
Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro); Assistentes: Tiago Costa e André Almeida; 4.º Árbitro: Miguel Fonseca; VAR/AVAR: Rui Oliveira e Luciano Maia
Já há equipas oficiais!
A tarde está invernosa no Minho e a chuva ameaça cair a qualquer momento durante o desafio. Ainda assim, o tapete verde do recinto minhoto parece estar em perfeitas condições para o duelo desta tarde.
O Estádio do Futebol Clube de Vizela recebe, esta tarde, a partir das 18 horas, uma das partidas da 17.ª e última jornada da primeira volta da Liga e que colocará frente a frente Vizela e Boavista. A BOLA irá contar-lhe tudo sobre este embate entre minhotos e portuenses e, como sempre, contamos consigo, caro leitor. Venha daí connosco. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!