10 janeiro 2025, 07:08
Mercado Sporting: leão paga Alberto a pronto
Com o Brighton fora de cena, negociações pelo lateral-direito estão na forma de pagamento, com os leões a deverem chegar às pretensões vimaranenses
Ida ao mercado não serve para colmatar prováveis saídas, mas sim para ajustar o plantel; substituto para João Mendes e ainda um goleador passam a ser o objetivo
Ao contrário do que se podia pensar, o Vitória de Guimarães não está à procura de um lateral-direito que possa substituir a mais que provável saída de Alberto, nos próximos dias. Esse flanco está assegurado com Bruno Gaspar e Miguel Maga, sendo que Zé Carlos também pode fazer a posição, em que caso de necessidade. Para esta janela de transferências de janeiro, os conquistadores procuram ajustes há muito identificados, como um lateral, mas para o lado oposto, já que o único no plantel é João Mendes.
10 janeiro 2025, 07:08
Com o Brighton fora de cena, negociações pelo lateral-direito estão na forma de pagamento, com os leões a deverem chegar às pretensões vimaranenses
A prova disso mesmo é que com o castigo do defesa que chegou no verão passado proveniente do FC Porto (viu o quinto cartão amarelo na partida com o Sporting), na próxima ronda da Liga, Miguel Maga terá de jogar na esquerda e, se Alberto sair entretanto, terá de ser Zé Carlos a assumir a posição de lateral-direito, pois Bruno Gaspar continua a recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda.
Maga já está habituado a fazer a posição, até mesmo esta temporada, pois no único encontro em que o companheiro João Mendes não foi titular, no empate a uma bola no Cazaquistão com o Astana, na 4.ª ronda da fase regular da Liga Conferência, foi o lateral de 22 anos o utilizado. Já Zé Carlos nunca jogou a lateral no V. Guimarães, mas foi várias vezes utilizado como ala direito no Varzim, o seu anterior clube.
Porém, para já, o médio, neste jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, frente ao Elvas, este domingo às 14 horas, pode ter mais uma oportunidade na equipa inicial, tal como sucedeu na última eliminatória da prova rainha, mas para jogar na zona intermediária, numa rotação para dar descanso a Manu Silva ou Tiago Silva.
O dinheiro da possível transferência de Alberto, assim como o angariado com a saída de Rui Borges, permite aos vimaranenses olharem com outro interesse para este período e um avançado, com potencial goleador, também entra nestas contas. Chucho Ramírez e Nélson Oliveira também continuam lesionados, com problemas musculares.
Os seus núrmeros não são os mais encorajadores, já que o dianteiro português, de 33 anos, leva cinco golos em 28 partidas e o artilheiro venezuelano, de 26 anos, tem três tentos em 25 utilizações. A equipa tem um total de 62 golos apontados, ou seja, a contribuição dos homens que, normalmente, jogam na zona de colocar a bola no fundo das redes das balizas dos adversários é muito reduzido.
1 janeiro 2025, 18:52
O Vitória de Guimarães enfrenta o Sporting com um plantel desfalcado, com a ausência dos pontas de lança Jesús Ramírez e Nélson Oliveira. Gustavo Silva carrega agora as esperanças vitorianas no duelo marcado pelo regresso de Rui Borges ao D. Afonso Henriques
Assim, a contratação de um avançado, tal como sucedeu na época transata com a chegada de Nélson Oliveira a meio da temporada, após a saída de André Silva, passa a ser uma das prioridades, tendo como almofada financeira os encaixes já referidos, pelo menos para já, pois ainda podem haver mais mexidas até ao final do mês.