Mercado Sporting: leão paga Alberto a pronto

Com o Brighton fora de cena, negociações pelo lateral-direito estão na forma de pagamento, com os leões a deverem chegar às pretensões vimaranenses

Está cada vez mais próximo o acordo por Alberto Costa. Porque o Brighton saiu da corrida, como A BOLA avançou ontem à tarde na edição online, e porque os leões devem aceder a uma das pretensões dos vimaranenses que os ingleses estavam dispostos a cumprir: o pagamento a pronto. A SAD leonina deve fazê-lo e assim desbloquear as negociações que estão presas nesta altura precisamente pela forma de pagamento.

O Sporting está agora a correr sozinho por Alberto Costa, lateral-direito de 21 anos do Vitória de Guimarães identificado como o alvo para reforçar a defesa num lugar carenciado — há apenas Ricardo Esgaio, Fresneda está de saída (ver outra peça nesta página) e o plantel tem agora carência de laterais, porque foi construído para o 3x4x3 de Ruben Amorim, que saiu para o Manchester Unted, e com Rui Borges o leão apresenta-se em 4x4x2, que a atacar muitas vezes se transforma num 4x3x3.

A Roma foi o primeiro clube a avançar com a intenção de contratar Alberto, mas os 8 milhões de euros em carteira para o negócio perdiam para os 10 milhões, mais 2 em objetivos, do Sporting e para os 12 do Brighton. Intrometiam-se então apenas os britânicos entre os leões e os vimaranenses mas o lateral fez a sua escolha logo à cabeça: o Sporting e mais nenhum outro.

Treinou Alberto e garante: «Tem caraterísticas de lateral de equipa grande»

8 janeiro 2025, 18:30

Treinou Alberto e garante: «Tem caraterísticas de lateral de equipa grande»

João Aroso, agora treinador-adjunto principal da Coreia do Sul, falou com A BOLA sobre o jogador de 21 anos, que está prestes a rumar ao Sporting. Garante que tem todas as caraterísticas futebolísticas para singrar nos leões e destaca a «humildade»: «É alguém de quem se gosta muito facilmente»

O agente do jogador, Miguel Pinho, que também tinha a proposta inglesa em mãos, avisou já o clube da Premier League que o seu agenciado não pretende nesta altura outro projeto que não o de Alvalade e os britânicos saíram de cena, apesar da vantagem que poderiam ter por pagarem o valor da transferência a pronto — consideram porém que a intransigência do lateral-direito é uma barreira muito difícil de ultrapassar.

O acordo entre leões e vimaranenses está próximo, só travado então pela forma de pagamento, que será discutida nos próximos dias, para que o negócio fique fechado, o mais tardar, pouco depois da final da Taça da LigaSporting e Benfica jogam amanhã, às 19h45, no Municipal de Leiria.

Tudo está então encaminhado, Alberto vê-se de verde e branco vestido e os leões farão esforço para chegar à forma de pagamento pretendida pelo Vitória de Guimarães: os 10 milhões de euro no imediato, depois os bónus até 2 milhões.

Em Alvalade, Alberto Costa tem à espera um contrato de cinco anos, a cláusula de rescisão, tendo em conta a atual tabela praticada pelos leões, andará entre os 60 e os 80 milhões de euros.