«Dieu Michel tem oportunidade de ouro» no Vitória de Guimarães

NACIONAL07.01.202510:00

Tozé Mendes treinou o avançado na equipa B dos vimaranenses; define-o como avançado «robusto, rápido e com passada larga»; mas aponta que tem «aspetos técnicos a limar»

Dieu Michel, jovem de apenas 20 anos, deu nas vistas no último jogo do Vitória de Guimarães, ao marcar o primeiro golo pela equipa principal no empate (4-4) frente ao Sporting, no Estádio D. Afonso Henriques, na passada sexta-feira.

O avançado, que nasceu no Canadá e tem ascendência angolana, foi chamado a jogo pelo técnico Daniel Sousa para substituir Gustavo Silva, que saiu lesionado no final da primeira parte do encontro frente aos leões.

Apesar do momento dramático que constituiu a lesão de Gustavo Silva, a entrada de Michel deu alento à equipa vimaranense. Foi ele o autor do golo que colocou o Vitória a vencer por 4-3, num lance de cabeça que destacou a sua principal característica: o jogo aéreo.

Contudo, o empate final acabou por ser fixado por Francisco Trincão, que frustrou as aspirações dos vimaranenses de alcançar os três pontos ao cair do pano.

Com o plantel afetado por várias lesões no setor ofensivo, incluindo Nélson Oliveira e o próprio Gustavo Silva, Michel surge agora como opção imediata para Daniel Sousa.

Apesar da recuperação de Chucho Ramírez, que deverá estar apto para voltar à competição muito em breve, é possível que o jovem avançado tenha novas oportunidades já na partida do próximo domingo, em Elvas, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Tozé Mendes, 45 anos, orientou a equipa B do Vitória de Guimarães em 2023/24Tozé Mendes, 45 anos, orientou a equipa B do Vitória de Guimarães em 2023/24

ESTREIA PROMISSORA

No jogo aéreo, é muito forte, como ficou comprovado [frente ao Sporting].

Antes da estreia no palco principal dos vimaranenses, Michel tinha vindo a destacar-se na equipa B do Vitória de Guimarães,  pela qual já realizou 10 jogos esta temporada no Campeonato de Portugal. Foi precisamente com a formação secundária que o jovem avançado evoluiu sob o comando de Tozé Mendes, na temporada passada.

O antigo treinador do Vitória B, em conversa com A BOLA, elogia as capacidades do jogador, mas aponta-lhe aspetos a melhorar.

«O Dieu tem um perfil físico extraordinário para a posição que ocupa. É robusto, rápido e tem uma passada larga, que lhe permite explorar a profundidade com qualidade. No jogo aéreo, é muito forte, como ficou comprovado [frente ao Sporting]. Mas há aspetos técnicos que ainda precisa de limar, como a receção orientada e a associação em espaços curtos», explica Tozé Mendes.

Daqui para a frente, tudo depende do Dieu. Tem uma oportunidade de ouro para se consolidar, mas vai precisar de muito foco e trabalho diário para continuar a evoluir.»

FOCO E TRABALHO DIÁRIO

Apesar das lacunas, o treinador destaca o potencial de Michel e acredita que ele tem condições para se afirmar na equipa principal dos conquistadores:

«Daqui para a frente, tudo depende do Dieu. Tem uma oportunidade de ouro para se consolidar, mas vai precisar de muito foco e trabalho diário para continuar a evoluir.»

A boa exibição frente ao Sporting não passou despercebida, num momento em que Daniel Sousa enfrenta dificuldades para encontrar soluções ofensivas devido às lesões.

«Acredito que, perante as ausências, o Dieu pode ser chamado à titularidade no próximo jogo. Esteve à altura do desafio, mostrou impacto com o golo e presença no jogo aéreo ofensivo», acrescenta Tozé Mendes.

Para já, Michel continua a trabalhar com o plantel principal, mas o seu desempenho em Elvas poderá determinar o espaço que terá na equipa nos próximos jogos.

Entre as dificuldades do plantel e o momento de afirmação pessoal, o jovem canadiano tem agora a oportunidade de mostrar que está preparado para se tornar futuramente uma referência no ataque vimaranense.