Tomás Ribeiro controla a bola, atuando pelo Vitória de Guimarães frente ao Moreirense
Tomás Ribeiro (Foto: Vitória de Guimarães)

Mercado: Tomás Ribeiro muda-se em definitivo para o Farense

Central saiu do Vitória de Guimarães. Assinou por duas épocas e meia

O Farense reforçou a defesa com a contratação de Tomás Ribeiro ao Vitória de Guimarães, num negócio que ambos os clubes oficializaram esta sexta-feira. O central de 25 anos procura jogar com mais regularidade e assim junta-se à formação de Tozé Marreco, que luta pela manutenção na Liga. Ribeiro só fez seis jogos esta época e perdeu muito espaço nos vimaranenses, que representara em 35 ocasiões na temporada passada. O defesa assinou até junho de 2027.

Em comunicado, os minhotos anunciaram que reservam ainda «20% do encaixe numa futura transferência» do jogador, que, de resto, se «desvinculou dos conquistadores». 

O comunicado do Vitória de Guimarães:

«A carreira de Tomás Ribeiro vai prosseguir no Farense, atual 16.º classificado da Liga Portugal. O clube algarvio encetou negociações com a Vitória Sport Clube, Futebol SAD e assegurou a contratação do defesa-central de 25 anos, que, entretanto, já se desvinculou dos Conquistadores. Adicionalmente, ficou estabelecido que o Vitória SC terá direito a receber o montante correspondente a 20% de “sell on” de uma futura transferência.

Pontualmente utilizado na presente temporada (apenas realizou seis jogos), Tomás Ribeiro passa ter a possibilidade de jogar com maior regularidade, depois de ter figurado entre os jogadores mais rodados do Vitória SC em 2023/24, época marcada pelo recorde de pontos somados pelo clube no principal escalão. Com formação cumprida no Alta de Lisboa, CAC e Belenenses, o defesa português representou, como sénior, o B SAD e o Grasshoppers antes de se ter vinculado ao Vitória SC em 2023, participando desde então num total de 41 jogos oficiais e acumulando quatro golos e uma assistência.

Recorde-se que em 2023 ficou definido entre o Vitória SC e o Grasshoppers que numa futura transferência o primeiro 1.200.000€ seria para o clube vendedor.

A Vitória SC, Futebol SAD deseja os melhores sucessos pessoais e profissionais a Tomás Ribeiro.»

Com a formação concluída no Belenenses, Tomás Ribeiro conta com 95 jogos no campeonato português, entre B SAD e Vitória de Guimarães, tendo também passado pelos suíços do Grasshoppers.