Uma viagem pelos 200 golos de Mohamed Salah pelo Liverpool
Mohamed Salah (IMAGO)

Uma viagem pelos 200 golos de Mohamed Salah pelo Liverpool

INTERNACIONAL09.12.202316:30

Desde que chegou aos ‘reds’ em 2017, o egípcio já escreveu o seu nome na história de um dos maiores clubes de Inglaterra. Voltou a ser decisivo, agora contra o Crystal Palace, e chegou aos 200 golos marcados pela equipa

O Liverpool venceu o Crystal Palace (1-2) na 16.ª jornada da Premier League e continua na luta pelo 1.º lugar do campeonato, mas o acontecimento mais histórico desta partida foi o golo de Mohamed Salah (76’), que chegou assim ao número redondo de 200 vezes em que já fez abanar as redes adversárias com a camisola do Liverpool.

Salah nem marcava há dois jogos seguidos – fizera o golo 199 frente ao LASK Linz na Liga Europa –, o que criou muita expectativa dentro do balneário do Liverpool, como revelou Klopp após o jogo com o Crystal Palace: «Andamos a carregar a t-shirt dos 200 golos dele há duas semanas para agora lha podermos dar. Foi um ótimo momento no balneário. É um número muito especial para um jogador muito especial.»

Deste modo, o egípcio deu seguimento à sua boa forma esta época (14 golos em 22 jogos) e continua a manter uma consistência admirável que o acompanha desde 2017, quando aterrou no lado vermelho do rio Mersey.

Chegar, ver e vencer

Contratado à Roma por 42 milhões de euros (uma módica quantia tendo em conta a qualidade que viria a demonstrar) no verão de 2017, Mohamed Salah não perdeu tempo em começar a marcar, fazendo-o no seu primeiro jogo oficial pelo Liverpool.

A oito de agosto, na casa de um Watford treinado por Marco Silva, o avançado então com 25 anos fez o gosto ao pé ao completar um remate desviado de Roberto Firmino. 

Estava aberta a contagem e Salah não demorou a fazer história.

Na sua época de estreia no Liverpool, o egípcio fez 32 golos no campeonato, algo que até então nenhum outro jogador tinha alcançado numa Premier League jogada a 20 equipas (na época passada, Erling Haaland fez 36 golos e bateu esse recorde). 

Nessa temporada também ganhou, naturalmente, o prémio de melhor jogador da Premier League pela primeira e última vez. Desde então, foi o melhor marcador da competição em outras duas temporadas (2018/19 e 2021/22). 

O adversário favorito

Uma das razões pelas quais Salah atua a um nível muito alto há vários anos prende-se com a sua capacidade em ser decisivo nos jogos mais importantes e contra os maiores rivais. 

Para além do Everton, nenhum clube tem uma rivalidade tão grande com o Liverpool como o Man. United e este é o mesmo o clube a quem Salah já marcou mais golos – 12 em 12 jogos pelos reds.

Nos últimos anos, os duelos entre os dois emblemas mais titulados de Inglaterra têm pendido para o Liverpool e Salah é uma grande razão por trás disso, já que marcou 10 golos nos últimos 5 jogos frente aos red devils.

A exibição individual do egípcio que mais se destaca foi o seu hat-trick na época 2021/22, quando o Liverpool foi ganhar a Old Trafford por uns estrondosos 0-5. 

A última vez que um jogador que não jogasse pelo Man. United fizera um hat-trick em Old Trafford fora em 2003 – foi Ronaldo O Fenómeno, numa derrota pelo Real Madrid por 4-3 na Liga dos Campeões. Para além disso, Salah tornou-se no primeiro jogador do Liverpool em 85 anos (desde Fred Howe em 1935) a fazer três golos na casa do grande rival. 

Os golos mais marcantes

Com tanta oferta, é quase impossível escolher o melhor e mais importante golo de Salah pelo Liverpool.

Em 2017, marcou o único golo do Liverpool num empate com o Everton com um remate que lhe valeu o Prémio Puskas da FIFA para melhor golo da temporada. 

Na mesma época, fez o seu único poker pelo Liverpool numa vitória sobre o Watford (5-0), num jogo em que até é difícil escolher qual foi o seu melhor golo.

Em 2019, converteu com sucesso uma grande penalidade na final da Liga dos Campeões frente ao Tottenham e na qual o Liverpool conquistou o seu sexto título europeu, numa vitória por 0-2.

Em 2020, marcou numa goleada (4-0) frente ao Crystal Palace que garantiu o primeiro título da Premier League ao Liverpool após uma espera de 30 anos, quando ainda faltavam sete jornadas por se jogar.

No fundo, são muitos golos que, no seu conjunto, representam uma história única. 

Uma marca indelével

Já são 200 golos em 327 jogos de Salah com a camisola do Liverpool, que neste último jogo com o Crystal Palace também chegou aos 150 remates certeiros na Premier League, mas a sua influência no sucesso da equipa estende-se para além disso.

Desde que chegou a Merseyside, Salah marcou 29% de todos os golos da sua equipa nesse período. Já é o quinto melhor marcador de sempre do Liverpool – o primeiro é Ian Rush com 346 golos – e foi figura de proa na conquista de todos os títulos que havia para ganhar. 

Para além disso, aos 31 anos, não dá sinais de querer abrandar.