2 novembro 2023, 19:17
E a melhor contratação da MLS... não é Lionel Messi
Craque argentino perdeu o prémio de melhor contratação da temporada para Giorgos Giakoumakis
Giorgos Giakoumakis, que foi eleito a melhor contratação da MLS, foi descoberto por Valckx quando andava ‘perdido’ no campeonato polaco
Nos últimos dias, o nome de Giorgos Giakoumakis voltou a fazer manchetes em todo o mundo - sim, voltou. Mas já lá vamos.
O avançado grego do Atlanta United foi eleito a melhor contratação na MLS, num ano em que um tal de Lionel Messi chegou à Liga norte-americana de futebol. Isso mesmo: Giakoumakis superou o argentino, que no dia anterior tinha recebido a oitava Bola de Ouro da carreira.
2 novembro 2023, 19:17
Craque argentino perdeu o prémio de melhor contratação da temporada para Giorgos Giakoumakis
Mas afinal quem é Giorgos Giakomakis? E o que raio fez ele para ficar à frente de Messi numa eleição votada por jogadores, clubes e jornalistas que lhe atribuíram 45,78 por cento, contra apenas 27,28 do argentino?
Formado no Platanias Chania, clube que é presença habitual na principal liga da Grécia, o avançado parecia lançado para o sucesso no futebol helénico quando se transferiu para o AEK aos 22 anos.
Os 12 golos apontados em 30 jogos convenceram o clube de Atenas a contratá-lo para um setor onde estava também Hugo Almeida. Porém, as coisas não correram bem a Giakoumakis, que apontou apenas dois golos em 21 jogos.
A época seguinte não estava a ser melhor, razão pela qual o jogador foi cedido ao OFI Creta a meio da temporada. Mas entre os dois clubes, o pecúlio foi pobre também: três golos em 23 jogos.
Em 2019/20 não foi melhor. Ao fim de 16 jogos e sem qualquer golo marcado no AEK, Giakoumakis foi cedido aos polacos do Górnik Zabre.
E foi aí que tudo mudou. Porque o grego desatou a marcar golos, pensa o leitor… Nem por isso. Marcou três em 12 jogos.
Ele movimentava-se bem na área e não precisava de muitas oportunidades, mas não consegui ver logo isso naquele jogo na Polónia. O que ficou imediatamente claro foi o carácter dele.
Mas foi quando jogava na Polónia que surgiu em cena Stan Valckx, antigo central neerlandês que jogou no Sporting no início da década de 90 e que lhe mudou a vida, convencido por… uma cotovelada.
«Antes de o ir ver à Polónia, tinha visto alguns jogos dele no WyScout e percebi que era um jogador que nunca desistia. Corria muito e nunca virava a cara à luta», lembrou Valckx, então diretor desportivo dos neerlandeses do Venlo.
«Ele movimentava-se bem na área e não precisava de muitas oportunidades, mas não consegui ver logo isso naquele jogo na Polónia. O que ficou imediatamente claro foi o carácter dele», continuou.
Tudo por causa da tal cotovelada.
«Pouco antes do intervalo, ele levou uma pancada com o cotovelo na cara e eu só via sangue a escorrer-lhe pela cara. Pensei logo que era impossível ele voltar para a segunda parte e encontrar-me com ele no dia seguinte. Mas mesmo assim, lá estava ele no reinício do jogo», concluiu, numa história relatada ao site ‘67 Hail Hail’ quando o grego se mudou para o Celtic.
E foi rápida a mudança. O grego deu-se muito bem com os ares dos Países Baixos, marcou 29 golos em 33 jogos e, apesar de o Venlo ter descido de divisão, Giakoumakis sagrou-se o melhor marcador do campeonato.
Essa, de resto, foi a razão para o nome do grego começar a ser falado em todo o mundo. Palavra de Valckx, novamente.
«Num clube pequeno como o Venlo, no qual o avançado passa mais tempo a defender do que a atacar, é impressionante o número de golos que ele marcou. É uma história inacreditável que fez com ele fizesse manchetes em todo o mundo», apontou o antigo internacional neerlandês.
Na Escócia, o grego continuou a marcar e, na estreia no Celtic, Giakoumakis chegou aos 17 golos e voltou a conquistar o prémio de melhor marcador, numa época em que formou uma dupla de sucesso com o português Jota.
Aliás, o jogador helénico admitiu ter tido influência na continuidade do luso no clube, ele que ainda tinha contrato com o Benfica.
Nos festejos do título conquistado em 2022, o avançado grego esteve sempre perto de Jota e os dois foram vistos a conversar durante muito tempo, numa altura em que o Celtic já tinha demonstrado interesse em acionar a cláusula de opção junto do Benfica, com um custo de 6,5 milhões de euros.
«Quando estávamos a dar voltas ao campo disse-lhe que quero muito que ele fique. Foi fundamental para nós e disse-lhe que precisamos mesmo dele. Espero que os responsáveis pelo clube consigam convencê-lo a ficar», disse na altura.
Certo é que um ano depois, ambos deixaram o Celtic, novamente campeão. Jota rumou ao Al Itthiad da Arábia Saudita, onde está a ter pouco tempo para brilhar, enquanto Giakoumakis… voltou a fazer manchetes por todo o mundo.
O grego marcou 17 golos nos primeiros nos primeiros 30 jogos no Atlanta United, tornando-se no segundo mais rápido de sempre a atingir os dois dígitos, tendo precisado de apenas 766 minutos.
Lionel quê? Giorgos Giokoumakis!