Turcos indignados por Demiral: então e Bellingham?
Merih Demira está suspenso por dois jogos e falha partida com os Países Baixos
Foto: IMAGO

Turcos indignados por Demiral: então e Bellingham?

FUTEBOL05.07.202413:23

Presidente da Turquia, Recep Erdogan, também comentou o caso

Escandalosa é a coisa mais simpática com que a UEFA está a ser brindada nas redes sociais pelos turcos, indignados com a suspensão de dois jogos aplicada a Demiral devido à saudação dos 'Lobos Cinzentos', associada a um movimento nacionalista de extrema-direita, que o defesa fez após o segundo golo frente à Áustria, nos oitavos de final.

A UEFA abriu uma investigação após o jogador turco, ex-Atalanta e Juventus, agora no Al-Ahli, imitar dois lobos com as mãos para cumprimentar os adeptos turcos: uma saudação tradicional dos ' Lobos cinzentos ', um movimento extremista de direita e nacionalista da Turquia que ficou conhecido, entre outras coisas,, pelo seu envolvimento no ataque ao Papa João Paulo II. Qualquer saudação política é proibida pelos regulamentos da UEFA, mas o episódio tornou-se um caso diplomático: o Ministro do Interior alemão pediu a intervenção da UEFA e convocou o embaixador alemão em Ancara e a Turquia o seu representante em Berlim.

O presidente turco, Erdogan , é esperado sábado em Berlim, para assistir ao jogo dos quartos de final entre a Turquia e os Países Baixos, partida que não contará com Demiral. «Alguém critica o fato de os alemães terem águias nas camisolas? Ou os franceses porque têm um galo como símbolo? Merih apenas mostrou seu entusiasmo por esta imagem ».  Este foi o primeiro comentário do presidente turco Erdogan, durante o regresso de Xangai. « O nosso Ministério dos Negócios Estrangeiros está a tomar as medidas necessárias», continuou Erdogan, antes de saber da suspensão de dois jogos de Demiral pela UEFA. «Esperamos que a única coisa que importe seja sair de campo com uma vitória no sábado e avançar para a próxima fase. Se nada de extraordinário acontecer, decidimos ir assistir ao jogo», disse Erdogan.

A indignação surge por comparação com Bellingham, multado em 30 mil euros e com um jogo de castigo, mas com pena suspensa durante um ano, após os festejos frente à Eslováquia, quando o jogador do Real Madrid levou a mão em direção aos genitais, movendo-a para a frente e para trás, enquanto estava virado para o banco de suplentes eslovaco. «Tratamento desigual », «Que justiça é esta?». A estrela inglesa estará em campo , sábado, frente à Suíça. Demiral ainda se defendeu mas sem sucesso. «A forma como celebrei tem a ver com a minha identidade turca. Somos todos turcos, tenho muito orgulho de ser turco e este é o significado desse gesto».