Euro 2024: gesto polémico vale dois jogos de suspensão para Demiral
O gesto que valeu o castigo ao jogador turco
Foto: IMAGO

Euro 2024: gesto polémico vale dois jogos de suspensão para Demiral

INTERNACIONAL05.07.202412:17

A UEFA puniu o jogador pelo gesto feito quando festejou o segundo golo contra a Áustria

No dia em que se soube que Jude Bellingham recebeu um jogo de suspensão (pena suspensa) pelo gesto feito no jogo frente à Eslováquia, a UEFA anunciou que Merih Demiral irá mesmo ter de cumprir dois jogos de castigo, não sendo opção já para o jogo dos quartos de final, frente aos Países Baixos.

«A UEFA decidiu suspender o jogador Demiral, da Federação Turca de Futebol, por um total de dois jogos da competição de equipas representativas da UEFA, para os quais seria elegível, por não ter respeitado os princípios gerais de conduta, por ter violado as regras básicas de conduta decente, por ter utilizado um evento desportivo para manifestações de natureza não desportiva e por ter desacreditado o futebol», referiu o organismo em comunicado.

Na base deste castigo está o gesto feito pelo ex-Sporting, quando festejou o seu segundo golo frente à Áustria, nos oitavos de final do Euro 2024. Esse gesto, que fazia lembrar a cabeça de um lobo, estará associado ao grupo de extrema-direita Lobos Cinzentos, uma organização terrorista, ultra-nacionalista, neofascista e islamita turca que, precisamente, apropriou esse gesto.

O defesa da Turquia fica, assim, arredado dos quartos de final e das meias finais, caso a sua seleção se qualifique para essa fase.

Antes da competição começar, a UEFA determinou que, durante o Euro 2024, todas as mensagens políticas, tanto nas bancadas como no relvado, são proibidas. O organismo que tutela o futebol europeu mantém assim o mesmo critério que usou para suspender o jogador albanês, Arlind Daku, que iniciou cânticos anti-macedónios e sérvios, no final do jogo com a Croácia, na fase de grupos.