UEFA castiga Demiral por gesto polémico
Merih Demiral (IMAGO / Sports Press Photo)

UEFA castiga Demiral por gesto polémico

INTERNACIONAL04.07.202420:06

Imprensa alemã afirma que o organismo que regula o futebol europeu vai avançar com a suspensão do jogador que fez um gesto ligado à extrema-direita

O polémico gesto de Merih Demiral tem dado pano para mangas e, ao que consta, não deverá mesmo passar impune. O central turco, que foi herói da sua seleção ao marcar dois golos nos oitavos de final contra a Áustria, celebrou esta vitória com um gesto que fazia alusão a um grupo de extrema-direita.

Segundo o BILD, a UEFA, que abriu uma investigação ao central ex-Sporting, vai mesmo avançar com uma suspensão. O meio mencionado aponta para dois jogos de castigo para Demiral, no Euro 2024. Isto significa que o central vai falhar os quartos de final e a meia-final, caso a Turquia vença os Países Baixos.

É regra da UEFA que, durante o Euro 2024, as mensagens políticas são proibidas, tanto nas bancadas como no relvado. O organismo que dirige o futebol europeu mantém assim a mesma linha que usou para suspender o jogador albanês, Arlind Daku. No final do jogo contra a Croácia, na fase de grupos, o avançado, com o auxílio de um megafone, iniciou cânticos anti-macedónios e sérvios.

No caso de Demiral, na celebração dos seus dois golos contra a Áustria, bem como no final da partida, o jogador fez com as mãos um gesto que fazia lembrar uma cabeça de um lobo.

Este gesto, apesar de tembém poder simbolizar patriotismo, uma vez que remete para o mito fundador da Turquia, é muitas vezes associado aos Lobos Cinzentos, uma organização terrorista, ultra-nacionalista, neofascista e islamita turca que, precisamente, apropriou esse gesto.