Os sete jogadores ainda presentes no Euro 2024 que não têm clube

De entre as oito seleções restantes, há sete atletas sem clube. Espanha e Inglaterra não têm nenhum, só Portugal tem dois

Portugal, França, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Países Baixos, Suíça e Turquia. São estas as seleções que ainda se mantêm na luta pelo Euro 2024. Depois do torneio, os jogadores regressarão aos respetivos clubes. Todos... menos sete.

Neste momento, sete atletas ainda em prova não têm ainda clube para a época 2024/25. Portugal é o único dos representantes com dois elementos neste estado de incerteza face à sua carreira e, na Alemanha, o jogador que não tem clube tem o destino traçado. Todos os jogadores espanhóis e ingleses têm contrato com um clube.

Rui Patrício - Portugal

Rui Patrício, ao serviço da Roma (IMAGO)

Em três épocas ao serviço da Roma, foi titular absoluto de José Mourinho, conquistou a Liga Conferência e alcançou a final da Liga Europa. Com a saída do special one, Svilar assumiu a posição de primeiro da baliza romana e Patrício não renovou com os giallorossi.

Pepe - Portugal

Pepe: o central com mais jogos com Sérgio Conceição (IMAGO)

Aos 41 anos, ainda é titular da Seleção Nacional e também o foi pelo FC Porto. No final da temporada, marcada por várias lesões, foi André Villas-Boas, presidente dos dragões, que confirmou a não continuidade de Pepe, justificando-se com «um caminho diferente e uma certa preocupação do novo FC Porto em reduzir custos salariais». O jogador, que chegou à Invicta em 2019 para uma segunda passagem pelo clube que deixou em 2007, passou mais cinco épocas e meia vestido de azul e branco

Adrien Rabiot - França

Adrien Rabiot conquistou a última edição da Taça de Itália pela Juventus (IMAGO)

Após conquistar um campeonato italiano e duas Taças de Itália ao serviço da Juventus, onde veio a ter uma influência cada vez maior, nem a braçadeira de capitão serviu para 'seduzir' Rabiot. Aos 29 anos, é um dos jogadores livres mais cobiçados do mercado e até se fala no interesse do Real Madrid em ir buscar o polivalente do meio-campo gaulês.

Toni Kroos - Alemanha

Toni Kroos erguido em braços pelos seus colegas, após conquistar a Liga dos Campeões no último jogo pelo Real Madrid (IMAGO)

Depois de cinco Ligas dos Campeões e quatro campeonatos espanhóis conquistados ao longo de 10 anos em Madrid, Toni Kroos anunciou que não ia renovar com o clube madrileno. Ao contrário dos restantes elementos desta lista, porém, o mágico alemão já tem destino: a reforma. Depois do Euro 2024, o médio vai terminar a carreira.

Memphis Depay - Países Baixos

Memphis Depay, com a camisola do Atlético Madrid (IMAGO)

Em época e meia ao serviço do Atlético Madrid, Memphis Depay apontou 9 golos em apenas 31 jogos no campeonato espanhol. Uma passagem que «podia ter sido diferente», segundo diz o próprio, na sua mensagem de despedida. É titular indiscutível para Ronald Koeman mas, de momento, não se sabe qual será o rumo da sua carreira.

Ricardo Rodríguez - Suíça

Ricardo Rodríguez celebra um golo pelo Torino (IMAGO)

Em quatro temporadas, Ricardo Rodríguez, defesa esquerdo e central da Suíça, jogou 120 partidas pelo Torino na Serie A. Esta última até foi a que teve mais minutos, 2.784, e esteve envolvido em três golos, marcando um e assistindo outros dois. No entanto, o seu vínculo não foi renovado e é, agora, um jogador livre. Não deixa, por causa disso, de ser opção de confiança na seleção helvética: ainda não falhou uma titularidade no Euro 2024.

Cenk Tosun - Turquia

Cenk Tosun passou as últimas duas temporadas ao serviço do Besiktas (IMAGO)

Cenk Tosun passou sete épocas da sua carreira ao serviço do Besiktas. Nesta última passagem, que durou duas temporadas, o avançado apontou 21 golos e 14 assistências em 66 jogos na Superliga Turca. Números interessantes que, ainda assim, não levaram a um acordo entre as águias negras e o jogador.

Veja todos os jogadores ainda presentes no Euro 2024 que não têm clube: