5 janeiro 2024, 18:29
Artur Jorge antevê dérbi do Minho: «Álvaro Djaló vai a jogo»
Treinador confirma o regresso do avançado espanhol às opções; dérbi encarado como outro jogo qualquer; Abel Ruiz vai ter as suas oportunidades com a ausência de Banza
Vítor Carvalho adiantou os arsenalistas a abrir a segunda parte; golo de João Mendes gelou a Pedreira nos descontos; bracarenses mantêm distância de dois pontos para os dragões
SC Braga e Vitória de Guimarães empataram na noite deste sábado (1-1) na Pedreira, num dérbi minhoto com um final de loucos.
Rodrigo Zalazar marcou para os arsenalistas logo aos 4 minutos, mas o golo seria invalidado por posição irregular de Ricardo Horta no início da jogada.
Depois de uma primeira parte sem golos, o segundo tempo não deixou a desejar. Vítor Carvalho adiantou a equipa de Artur Jorge aos 53 minutos, e o SC Braga parecia ter a partida controlada até final.
Já durante a compensação, Abel Ruiz desperdiçou o golo que fecharia as contas do jogo na cara de Bruno Varela de forma clamorosa.
Pouco depois, quando já passavam três dos cinco minutos adicionais, João Mendes marcou um grande golo, de fora da área, para tirar os três pontos à formação caseira.
Feitas as contas, o SC Braga mantém a distância de dois pontos para o terceiro lugar, e não consegue aproveitar da melhor forma o deslize do FC Porto frente ao Boavista. Os vimaranenses mantêm-se no quinto posto, a três pontos dos rivais minhotos.
Final do dérbi do Minho (1-1)
Um golaço de João Mendes gelou por completo a Pedreira aos 90+8', pouco depois de Abel Ruiz ter desperdiçado de forma clamorosa o 2-0. Arsenalistas falham o assalto ao terceiro lugar.
90+8' - GOLO do Vitória! Incrível! Os vimaranenses chegam ao empate no último lance da partida! É um golo espetacular do médio vitoriano.
90+5' - Substituição nos arsenalistas: sai Abel Ruiz; entra Paulo Oliveira.
90+4' - Dupla alteração no SC Braga: saem Ricardo Horta e Vítor Carvalho; entram Roger e Castro.
90+3' - Agora é o Vitória a ameaçar! João Mendes remata à figura de Matheus.
90+1' - Inacreditável! O que acaba de falhar Abel Ruiz! O avançado surge completamente sozinho na cara de Bruno Varela, mas atira ao lado da baliza.
Cinco minutos de tempo adicional.
85' - Mais duas mudanças nos vitorianos: Nélson da Luz e André André entram para os lugares de Tomás Ribeiro e Jota Silva.
83' - Vítor Carvalho vê o amarelo, depois de uma falta sobre João Mendes.
75' - Artur Jorge também muda duas peças: Zalazar e Rony Lopes dão lugar a André Horta e Pizzi.
75' - Dupla alteração nos vimaranenses: João Mendes entra para o lugar de Tomás Handel; Butzke rende André Silva na frente de ataque.
74' - Boa chance para o Vitória! Tiago Silva dispara à entrada da área, mas a bola é desviada pela defensiva bracarense.
70' - Cartão amarelo para Ricardo Horta, por fazer falta sobre Bruno Gaspar.
Estão 22.385 espectadores a assistir ao dérbi na Pedreira.
65' - Mudança no Vitória de Guimarães: sai Nuno Santos; entra Dani Silva.
64' - Enorme intervenção de Bruno Varela! Rony Lopes descobre Zalazar, o médio uruguaio consegue o desvio para a baliza, mas o guardião vimaranense responde à altura!
62' - Belo remate em arco de Rony Lopes. A bola não sai longe da baliza de Varela.
59' - Abel Ruiz remata ao lado, em posição frontal. Está melhor o SC Braga nesta fase.
58' - Jota Silva! Avançado vitoriano dispara à malha lateral.
Está confirmado o golo do brasileiro! 1-0 para o SC Braga no dérbi.
53' - GOLO do SC Braga! Os defesas vimaranenses pedem fora-de-jogo de Rony Lopes. Foi Vítor Carvalho que rematou para o fundo das redes, depois do extremo português ter cruzado da direita.
51' - Novamente o Vitória! Jota Silva cabeceia ao primeiro poste e obriga Matheus a uma boa intervenção.
50' - Lance perigoso dos vimaranenses! Jota Silva galga metros na direita e dispara para defesa de Matheus.
Recomeça a partida!
Intervalo na Pedreira (0-0)
Ainda não há golos no dérbi do Minho, ao fim de 45 minutos. Zalazar marcou logo aos 4 minutos, mas João Pinheiro invalidou o golo por posição irregular de Ricardo Horta. Nos 30 minutos seguintes, o jogo teve pouca história, e as equipas praticamente não conseguiram aproximações às balizas. Na reta final, porém, o encontro ganhou motivos de interesse, e houve alguns lances de perigo para os dois lados. Está tudo em aberto para a segunda parte!
Vão jogar-se mais quatro minutos.
45' - Jota Silva remata de longe, Matheus segura sem problemas.
42' - André Silva serve Nuno Santos à entrada da área. O médio dispara por cima da baliza de Matheus.
34' - Choque de cabeças entre Vítor Carvalho e Jorge Fernandes interrompe a partida.
26' - Jogo com muitas interrupções nesta fase.
20' - Situação caricata. O SC Braga tentava sair rápido para um ataque, mas a bola esbarrou no árbitro da partida, João Pinheiro.
19' - Jota Silva suge em boa posição do lado direito, mas domina mal o esférico.
17' - Atraso arriscado de Victor Gómez, Matheus resolve com segurança.
15' - Abel Ruiz dispara ao lado, depois de um canto estudado dos bracarenses.
5' - Golo anulado ao SC Braga! Rodrigo Zalazar marca, mas o lance é invalidado por posição irregular de Ricardo Horta. Tudo começou com Abel Ruiz no centro do ataque, que descobriu Victor Gómez na direita. O lateral espanhol cruzou, Horta rematou para grande defesa de Varela, e a bola sobrou para o uruguaio encostar.
2' - Nuno Santos dispara muito por cima, na sequência de um livre do lado direito do ataque vitoriano.
1' - Livre para os vimaranenses nos primeiros segundos.
Começa o dérbi do Minho
SC Braga tem a posse de bola inicial. Siga aqui todas as incidências da partida.
Cumpre-se agora um minuto de silêncio em memória do presidente do Covilhã, que faleceu ontem aos 65 anos.
Grande ambiente na Pedreira!
As equipas recolhem aos balneários. Tudo a postos para o início do dérbi do Minho!
Adrián Marín passa para o banco de suplentes dos bracarenses.
Alteração de última hora no onze do SC Braga! Rony Lopes rende Bruma na equipa arsenalista.
As duas equipas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no relvado.
Suplentes do Vitória de Guimarães: Charles; Manu; João Mendes; Nélson da Luz; André André; Adrián Butzke; Alberto Baio; Afonso Freitas; Dani Silva
Suplentes do SC Braga: Horníček; André Horta; Roger Fernandes; Álvaro Djaló; Paulo Oliveira; J. Mendes; Rony Lopes; Pizzi; Castro
Já Álvaro Pacheco troca duas peças em relação ao triunfo caseiro diante do Rio Ave. Nélson da Luz e Butzke dão lugar a Nuno Santos e André Silva.
Artur Jorge promove quatro mudanças no onze arsenalista. José Fonte, Zalazar, Vítor Carvalho e Abel Ruiz rendem Niakaté, Pizzi, André Horta e Banza.
Vitória de Guimarães: Bruno Varela; Tomás Ribeiro, Borevkovic, Jorge Fernandes; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Tiago Silva, Nuno Santos, Ricardo Mangas; André Silva, Jota Silva.
SC Braga: Matheus; Victor Gómez, Serdar, José Fonte, Borja; João Moutinho, Rodrigo Zalazar, Vítor Carvalho, Ricardo Horta, Bruma; Abel Ruiz.
Já são conhecidos os onzes das duas equipas!
Boa noite. Acompanhe todas as incidências do dérbi do Minho da noite deste sábado, que coloca frente a frente os rivais SC Braga e Vitória de Guimarães.
Apenas três pontos separam os dois emblemas na tabela, com vantagem para a turma de Artur Jorge, que ocupa nesta altura a quarta posição. Porém, o deslize do FC Porto no Bessa (1-1) abre uma oportunidade para uma colagem ao dragões no terceiro posto.
Os vimaranenses, por seu lado, podem igualar os 'guerreiros' no quarto lugar, mas precisam de vencer, algo que não acontece na Pedreira desde a temporada 2016/17.
Na antevisão ao encontro, o técnico dos arsenalistas garantiu que o dérbi será encarado como outra partida qualquer, e revelou que Álvaro Djaló vai regressar às opções.
5 janeiro 2024, 18:29
Treinador confirma o regresso do avançado espanhol às opções; dérbi encarado como outro jogo qualquer; Abel Ruiz vai ter as suas oportunidades com a ausência de Banza
Já Álvaro Pacheco antecipou dificuldades frente aos bracarenses, embora tenha sublinhado que o objetivo dos vitorianos passa por levar os três pontos para Guimarães.
5 janeiro 2024, 12:46
Treinador do Vitória de Guimarães antecipa dificuldades na deslocação ao reduto do SC Braga; Apesar da emotividade do dérbi, há três pontos para se conquistar; Equipa tem crescido bastante e «está mais preparada para estes jogos»
O encontro, que está agendado para as 20.30 horas, na Pedreira, será ajuizado por João Pinheiro. O árbitro da AF Porto contará com uma equipa de arbitragem constituída por Bruno Jesus e Luciano Maia (assistentes); Bruno Costa (4.º árbitro); Hugo Miguel (VAR); e Vasco Marques (AVAR).
Os dois clubes já assinalaram o dia de dérbi nas redes sociais:
Os vimaranenses vão atuar com o equipamento secundário no dérbi desta noite: